Notícias
Alegria, criatividade e muita cultura na Semana Literária
Alunos do Fundamental I de Mananciais recebem visita de autores, fazem teatro, recitam poemas e muit
21Set
2020
As professoras do Fundamental I da Unidade Mananciais não deixaram passar em branco um evento já tradicional no Colégio: a Semana Literária. Entre os dias 14 e 18 de setembro, as turmas do 1º ao 5º ano estiveram envolvidas com muitas atividades ligadas à cultura, receberam nas aulas meet visitas dos autores dos livros trabalhados no trimestre, montaram livros, peças de teatro, poemas e muito mais. “Foi maravilhoso poder fomentar o gosto pela leitura de uma maneira tão lúdica e divertida mesmo com o ensino remoto”, comentou a coordenadora pedagógica do Fundamental I, Jacqueline de Mattos.
Os momentos vividos durante esses dias estarão entre as melhores memórias das turminha durante esse ano letivo.
Confira algumas das atividades:
1º ano (Integral - Professora Adriana e Meio Período Ampliado - Professora Barbara) : as crianças receberam a visita da autora Roberta Slaviero Seabra, autora do livro O mundo de dentro, da Editora Inverso. Gostaram muito de saber os detalhes da confecção de um livro. “Foi uma conversa fluida, funcional e muito prazerosa onde autora e crianças trocaram suas experiências”, conta a professora Barbara. “Foi muito bom falar que a poesia, a música, a arte e toda literatura pode ser percebida pelos sentidos e pelas emoções... Basta nos conectar com essa linguagem, que não tem certo ou errado é sentir e criar...A criança com sua sensibilidade percebe tudo isso e a Semana Literária foi o momento oportuno e especial de vivenciar e praticar por meio das propostas desenvolvidas. Naquele momento esquecemos o ensino a distância, parecia que estávamos conectados de modo presencial!”.
2º ano - Professora Katia - As alunas receberam a visita da Elaine Pasquali Cavion, autora de O mestre dos guarda-chuvas, da Editora Paulus. E fizeram muitas atividades! “A semana literária foi muito produtiva, mergulhamos na literatura principalmente brasileira e conhecemos muitos personagens engraçados, viemos fantasiados deles na aula e conhecemos seus pontos desde a perseverança até a humildade. Fiquei muito feliz com o envolvimento das meninas e das famílias que foram essenciais para que tudo desse certo. A entrevista com a autora Elaine Paquali foi de grande valia para fecharmos os trabalhos literários, conhecendo um pouco mais sobre esse processo criativo que é a escrita”, conta a professora.
3º ano - Professora Ciça - Foram dias de muita expectativa e animação para o terceiro ano, que se preparou muito para a entrevista com a ilustradora Rosângela Grafetti e com a escritora Josiane Bibas, do livo O tesouro das férias, da editora Insight. O gênero textual entrevista é o que as alunas estavam estudando em língua portuguesa. “Foi muito interessante a entrevista com as duas juntas. Nos outros dias, trabalhamos o livro ‘Problemas Boborildos’, da Eva Furnari e as alunas tiveram o desafio de fazer um teatro mudo dos contos, cada uma representando um personagem. Foi muito interessante, tiveram que pensar na caracterização, algumas famílias participaram do teatro. Ainda teve poesia e fantasias para marcar de forma criativa essa semana literária”, conta a professora Katia.
4º ano - professora Cornélia - A professora Cornélia despertou a curiosidade das alunas, aparecendo nas lives da Semana Literária cada dia caracterizada de um personagem ou autor da literatura. Elas se divertiram muito adivinhando quem era - desde Monteiro Lobato até o Capitão Gancho passando inclusive pelo Menino Maluquinho!. A visita a elas foi do autor Álvaro Modernell, do livro Venha conhecer o Brasil (editora Mais Amigos). “Poder proporcionar uma semana diferente e literária para as meninas no período de ensino remoto foi fantástico.Usar criatividade, escolher fantasias, falar sobre temas importantes de literatura e transportá-las para esse lugar maravilhoso que é a imaginação e o conhecimento cultural que a literatura nos traz foi maravilhoso”, diz a professora Cornélia.
5º ano - Professora Eliane - as alunas receberam a visita da escritora Dilvia Ludvichak, autora de “Chef Brasil-Saboreando Histórias”, da Editora Paulus. E até fizeram seu próprio livro com as produções da semana! “Foi um estímulo à produção literária, despertar nas meninas a compreensão de múltiplas intenções e expressões e principalmente a vontade de assumir um espírito de artista”, comenta a professora Eliane. "Foi realizada a leitura do livro: A receita de Mandrágora. Conversamos sobre o livro e depois elaboramos a receita da felicidade. Para finalizar, cada menina desenhou o que a deixa feliz. A arte final da montagem foi feita pela aluna Marissa."
Assessoria de Comunicação, 21/9/2020