Missão, Valores e Diretrizes

Missão:

Ajudar os pais a garantir para os seus filhos uma educação de excelência, inspirada numa visão transcendente e cristã da vida.

Valores:

Laboriosidade, Sinceridade, Generosidade, Alegria.

Diretrizes:

1. O Colégio do Bosque Mananciais tem como finalidade ajudar os pais a proporcionarem aos seus filhos uma educação de qualidade, inspirada em uma visão transcendente da existência humana e no princípio da dignidade da pessoa, característico do espírito cristão.

2. O Colégio do Bosque Mananciais promove uma educação personalizada e integral, e tem como objetivo a plena realização de cada aluna e aluno, e a coerência entre seu modo de pensar e de viver.

3. A educação personalizada se fundamenta na singularidade de cada pessoa, única e irrepetível, em sua autonomia para decidir e atuar responsavelmente e em sua abertura, entendida como capacidade de comunicação e de relação com os demais e com o transcendente.

4. Uma manifestação da educação personalizada é a educação single sex. Em algumas etapas, opta-se por este modelo, que parte da igualdade de meninas e meninos em direitos, deveres e dignidade, e permite personalizar a educação em função de seus diferentes ritmos maturacionais e de aprendizagem. Deste modo, se garante uma igualdade real de oportunidades.

5. A educação integral atende todas as facetas da pessoa e se fundamenta em uma sólida formação acadêmica, humana e cristã.

6. Todas as atividades se desenvolvem de acordo com os princípios da doutrina católica, com o máximo respeito às demais confissões religiosas. As atividades de formação doutrinária e de atenção espiritual têm caráter.

7. A Prelatura do Opus Dei, a pedido da Associação de Educação Personalizada, ajuda a manter viva a identidade cristã das unidades, presente na finalidade fundacional do Colégio do Bosque Mananciais.


Unidades
Unidades

8. Cada unidade constitui uma comunidade educativa que se compõe dos pais, diretores, professores, pessoal de administração e de serviços e alunos. Em um clima de confiança e lealdade, se estimula a participação de todos para promover um ambiente de alto tom humano.


Pais

9. As Escolas de Fomento Centros de Enseñanza, da qual o Colégio do Bosque Mananciais faz parte, surgiram da iniciativa dos pais. Estes realizam um serviço de interesse social e facilitam o exercício do direito dos pais em escolher para seus filhos uma educação coerente com seus valores e convicções.

10. O direito e a responsabilidade da educação dos filhos correspondem a seus pais, aos quais o Colégio ajuda em sua tarefa de primeiros educadores. A atividade educativa dos Colégios considera-se como delegada e colaboradora da ação familiar.

11. A atenção a cada família e a cada aluno e aluna, por meio da preceptoria individualizada, é um módulo educativo que caracteriza um diferencial do Colégio do Bosque Mananciais, ao qual se somam outras atividades de formação e orientação familiar.


Professores e pessoal de administração e serviços

12. Ensino e educação estão unidos no Colégio do Bosque Mananciais. As professoras e os professores são essencialmente educadores; desenvolvem seu trabalho respeitando o Ideário do Projeto e são conscientes de que o seu exemplo é essencial para o desenvolvimento dos alunos.

13. A tarefa fundamental dos professores é procurar o pleno desenvolvimento da personalidade de cada aluno, promovendo o trabalho e o esforço pessoal, e o constante afã de melhora. No marco da atividade educativa dos Colégios, os professores realizam uma orientação pessoal e acadêmica em colaboração com os pais.

14. No Colégio do Bosque Mananciais promove-se o trabalho em equipe, o intercâmbio de experiências, a formação permanente do corpo docente, a investigação e a inovação educativa. Cada unidade é uma comunidade de aprendizagem e de melhora profissional.

15. O trabalho do pessoal de administração e serviços colabora de modo relevante para o bom funcionamento das unidades, favorecido por uma per manente formação humana e técnica.


Unidades
Alunos

16. O Colégio do Bosque Mananciais oferece uma educação personalizada a todos, para que cada aluna e aluno possam alcançar o máximo desenvolvimento de suas capacidades e atitudes, formem seu próprio critério e consigam a maturidade e os conhecimentos necessários para decidir e atuar livremente, com retidão e sentido de responsabilidade.

17. O trabalho do aluno é o principal meio educativo e a base de sua formação. Para o completo desenvolvimento de sua personalidade, a formação que o Colégio oferece atende aos aspectos intelectuais, culturais, sociais, espirituais, técnicos, estéticos e desportivos.

18. Os Colégios promovem o desenvolvimento das virtudes humanas, fomentando também as virtudes cívicas e sociais, animando os alunos a comprometerem-se na busca do bem comum e no respeito aos direitos fundamentais e aos valores constitucionais.