Notícias
“A ética afasta qualquer medo”
Direito Penal foi o tema da segunda edição do Caminhos e Escolhas
13Out
2020
A segunda edição do Projeto Caminhos e Escolhas - desenvolvido pela Unidade Mananciais para apresentar as profissões para as alunas do Ensino Médio (EM), aconteceu no último dia 9 e contou com a presença dos advogados criminalistas Juliana Colle Bretas e André Pontarolli. Eles falaram sobre o papel fundamental dos advogados para auxiliar no cumprimento da justiça, sempre com ética e na busca constante da verdade. “Na área penal, não pode haver processo sem advogado, daí a importância dos advogados criminais, seja para garantir aos acusados que tenham todas as etapas do processo cumpridas, seja para assegurar (no caso dos condenados) a justa ‘dosimetria da pena’, ou seja, que a pessoa receba a punição de acordo com a sua falta e nada a mais”, explicou Juliana.
O tema gerou muito interesse entre as alunas. Barbara Scremin Rodrigues, da 2ª série do EM, perguntou se o exercício da profissão de advogado criminalista é motivo de medo. “Quando a gente vê a crueldade de certos crimes, é uma pergunta que perpassa a cabeça de quem quer ser advogado criminalista”, disse André. “Mas a ética afasta qualquer medo, todos aqueles que exercitam a profissão de forma ética não passam por momentos de medo”. Segundo ele, o advogado criminal é respeitado quando atua com ética em toda a esfera jurídica e trata o cliente, independente da situação, com respeito e dignidade. “Não pode mentir que vai ter resultado positivo, isso não é você que decide. Essa reflexão sobre eventuais perigos da profissão já existia no início da minha carreira e a ética garantiu blindagem profissional”.
Ana Helena Nadalin, também da 2ª série, perguntou quais casos são mais difíceis e Juliana respondeu que teria muita dificuldade em trabalhar na assistência da acusação. André completou que os casos mais difíceis são justamente os que os advogados têm certeza absoluta de que a pessoa é inocente. “Se você fizer algo errado na defesa, já pensou a responsabilidade?”, questionou.
Eles citaram filmes que mostram boas atuações de advogados criminalistas, como “O sol é para todos” e “As duas faces de um crime”.
Aguarde informações sobre a próxima edição do projeto Caminhos e Escolhas!
Assessoria de Comunicação, 13/10/2020