Notícias
VI Torneio Curitibano de Aviões de Papel empolga pais e filhos
Tarde de diversão aconteceu no sábado, 5 de outubro. Recorde de distância foi batido.
07Out
2019
Pais, mães e filhos tiveram uma tarde de muita diversão e desafios no sábado, 5 de outubro, durante o VI Torneio Curitibano de Aviões de Papel realizado pelo Colégio do Bosque Mananciais. Mais de 70 pessoas divididas nas quatro categorias (desde 6 anos até adultos) participaram das competições. Os vencedores ganharão um voo de avião sobre Curitiba oferecido pelo Aeroclube do Paraná, parceiro do Colégio desde a primeira edição do Torneio. “Uma ação como esta incentiva meninos e meninas a se interessarem pela aviação e verem que é possível se tornarem pilotos profissionais”, disse o piloto e instrutor do Aeroclube Leônidas Zatesko, que esteve presente no evento.
Muito mais do que a competição e o prêmio, o principal objetivo do Torneio é proporcionar momentos de muita diversão entre pais, filhos e amigos com a brincadeira que também incentiva o raciocínio lógico e a aplicação de noções básicas de física e matemática. “A idéia que surgiu de uma brincadeira no colégio em 2014 se expandiu para toda a comunidade e virou esse torneio que, a partir dessa brincadeira tão tradicional, exercita nos competidores a paciência, o raciocínio lógico e ainda o gosto pela aviação”, comenta o professor do colégio e idealizador do Torneio, Tiago Cazon. Para os pais, os momentos com os filhos valeram bem mais do que o prêmio: “Para o meu filho é muito importante trabalhar essa questão da construção do brinquedo, por isso fiz questão de trazê-lo”, disse Carlos Moredi, que estava com o filho Ulisses, de 10 anos, participando das competições. A educadora Isadora Ferraz e o marido, Eric Café, trouxeram os filhos Ana, de 4 anos, João, de 6, Flora de 8 e Eros, de 11, para passar a tarde toda no Colégio do Bosque Mananciais. “Momentos de muita interação para toda a família e ainda participamos das competições”, disse Isadora.
Para as crianças, participar do Torneio e montar aviõezinhos que adquirissem velocidade foi um grande desafio. “Nunca tinha montado aviões, meu pai nos inscreveu, participei das oficinas e já aprendi”, conta Larissa Anders, de 14 anos, que participou com a irmã Isabela, de 9, e com os pais da competição. Todos os participantes ganharam um quebra-cabeças de madeira destacável para montar seu avião em casa.
Durante o evento, crianças e adultos, divididos em categorias, montaram seus aviões de papel e lançaram o mais longe possível, observados por uma comissão julgadora com experiência tanto na brincadeira de fazer aviões de papel quanto na área da aviação. Como o critério é a distância percorrida, todas as disputas aconteceram em ambiente interno, no Centro de Convivências do Colégio. O recordista de todas as edições, Benjamin Barcki Antunes, de 10 anos, que atingiu no ano passado a marca de 23 m, participou neste ano também e ficou em segundo lugar em sua categoria. O recorde foi batido por um participante da categoria Boeing, Luis Gustavo Vencato, que chegou a 25,3 m.
Confira abaixo os vencedores por categoria:
VI Torneio Curitibano de Aviões de Papel * 05/10/2019
VENCEDORES:
Categorias:
14 bis - 6 A 8 anos
1º lugar: Heitor Neo - distância: 15,43 m
2º lugar: Alice Cazon - distância: 15,10 m
3º lugar: Pedro Taques - distância: 12,50m
Paulistinha - 9 a 11 anos
1º lugar - Gabriel Piccoli - distância: 23,30 m
2º lugar - Benjamin Antunes - distância: 21,90 m
3º lugar - Lucas Goes - distância: 21,50
Legacy
1º lugar - Giulia Cassulino - distância 14,79m
2º lugar - Victor Vacilikiw - distãncia 13,95 m
3º lugar - Raphael Geraldine - distância 13,85 m
Boeing
1º lugar - Luís Gustavo Vencato - distância 25,32 m * novo recorde
2º lugar - Ronoaldo Vacilikiw - distância 23,79 m
3º lugar - Felipe Tachibana - distância 20,41m
Assessoria de Comunicação, 7/10/2019