Notícias
Bosque na última fase das olimpíadas de informática e de matemática
Provas acontecem neste sábado no Centro Politécnico da UFPR.
20Set
2019
Os alunos da Unidade Bosque do Colégio do Bosque Mananciais participarão das últimas fases de duas olimpíadas do conhecimento amanhã, ambas no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba: Olímpíada Paranaense de Matemática (OPRM) e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
Para a edição 2019 da OPRM, os alunos do Bosque foram classificados em todos os níveis (1 - 6º e 7º anos, 2 - 8º e 9º anos e 3 - Ensino Médio). Do total de 42.401 participantes de todo o estado na OPRM, apenas 1160 passaram para a segunda fase seguindo o critério de nota de corte..
Concorrência - Três alunos, Miguel Endres e Giuseppe Moliani, do 6º ano e Raphael Geraldine, do 7º, foram classificadas no nível 1. Para chegar à 2ª fase, eles concorreram com 15.749 inscritos no nível 1 na 1ª fase. Desses, 324 foram aprovados (48,6 por vaga).
Giuseppe, Miguel e Raphael
No nível 2 (8º e 9º anos), 14.457 alunos foram inscritos, desses 416 passaram para a 2ª fase (34,75 candidatos por vaga). O aluno Breno Endres, do 8º ano, medalhista de ouro na OPRM do ano passado, foi selecionado nesse nível.
Breno Endres, 8º ano
No nível 3, para o Ensino Médio, a Unidade classificou cinco alunos (12.195 concorreram na 1ª fase, 420 foram para a 2ª, o que deu 29 candidatos por vaga): Rurik Ciupka (1ª série) e, do Terceirão, Murilo Strapasson, Mateus Der Bedrossian, Luis Gustavo Nadalin e Gustavo Scheibe.
/Em pé, Matheus e Murilo, sentados Gustavo, Luis Gustavo e Rurik
Os resultados finais da OPRM serão divulgados no dia 18 de outubro com os medalhistas de ouro, prata, bronze e as menções honrosas. A cerimônia de premiação acontecerá no final de novembro.
A OPRM é coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com o apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP).
Informática - Raphael Geraldine, do 7º ano, vai realizar amanhã as provas da 3ª fase da XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). No seu nível, ele foi o único candidato de Curitiba selecionado para esta fase que se inscreveu por um colégio regular. Os demais selecionados são de cursos de robótica.
Raphael, na 3ª fase da OBI
A OBI é organizada pelo Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp) e realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Assessoria de Comunicação, 20/9/2019