Notícias
Di Franco fala com alunos sobre profissão, política e ética
Jornalista participa de entrevista com Fundamental II e Ensino Médio da Unidade Bosque
10Jun
2019
A biblioteca da Unidade Bosque sediou uma atividade diferente na tarde da sexta-feira, 7 de junho. Os alunos do Ensino Médio e do Fundamental II receberam o jornalista Carlos Alberto Di Franco, um dos principais nomes da imprensa brasileira, para um bate papo que teve entre os temas escolha profissional, ética, meios de comunicação, imparcialidade e o papel da política. “A parcialidade é a muleta da ignorância, falta consistência, não há argumentação”, disse Di Franco ao enfocar para os alunos que perguntaram sobre a sua profissão que o jornalista tem que “conhecer muito bem o ser humano e ter o desejo verdadeiro de transformar o mundo”.
As características da profissão de jornalista chamaram a atenção dos alunos. Felipe Pick Costa, do Terceirão, perguntou sobre a ética. “O jornalista tem o poder de influenciar as pessoas, por isso deve ser sempre ético”, destacou Di Franco. “É uma profissão maravilhosa, afinal, somos pagos para ser curiosos”. O aluno Murilo Irala, também do Terceirão, perguntou por que Di Franco, formado em Direito, sempre atuou em Comunicação. “O Direito dá uma base muito boa para todas as profissões, mas sempre quis atuar em jornalismo”, disse Di Franco, que é Especialista em Jornalismo Brasileiro e Comparado e Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra.
Para uma plateia formada principalmente por alunos do Ensino Médio, o jornalista contou experiências adquiridas em viagens pelo Brasil para falar das grandes oportunidades profissionais que o país oferece em função da extensão territorial e das diferentes culturas. “O país tem coisas impressionantes e vocês que estão à beira de entrar na Universidade, têm que saber que aqui é possível fazer coisas fora de série”, falou.
Antenados com as questões sociais e políticas do Brasil, os alunos perguntaram a Di Franco sua opinião sobre assuntos voltados à política e a cobertura da mídia dos assuntos nacionais. “Ficamos preocupados porque muitas vezes vemos uma polarização política na mídia, puxando para um dos lados”, disse Afonso Barki Rocha Antunes, da 2ª série do Ensino Médio. Di Franco explicou que, nos grandes veículos, o que vai se estabelecer é a competência. “E o jornalista tem que buscar a informação verdadeira, o público percebe quando não é real”, disse.
Cerca de 40 alunos da Unidade Bosque participaram da entrevista com Di Franco e professores participaram da plateia. O jornalista visitou o colégio à tarde e, à noite, foi o palestrante da 6ª edição do Lideranças do Amanhã, ciclo de palestras aberto ao público, promovido pela Associação de Pais, e realizado desde 2017. Di Franco falou para as cerca de 150 pessoas presentes sobre “Família, Mídia e Educação: Dilemas e Perspectivas”. Assim como na entrevista da tarde com os alunos, Di Franco fez uma palestra bem interativa, com a participação do público.
Assessoria de Comunicação, 10/6/2019