Notícias
Alunas entrevistam Carlos Alberto Di Franco
Entre os temas, profissão de jornalista, papel das mulheres e influência dos meios de comunicação
10Jun
2019
“Existe coisa melhor que você ser pago para ser curioso e contar boas histórias?”, assim o jornalista Carlos Alberto Di Franco, um dos principais nomes da imprensa brasileira, resumiu para as alunas da Unidade Mananciais a sua empolgação pela profissão que escolheu e que já sabia que ia seguir desde que cursou a faculdade de Direito. “O Direito é fundamental, dá base para muitas profissões, mas eu sempre soube que seria jornalista e me especializei nessa área”. A sua escolha e a atuação profissional foi um dos temas abordados pelas alunas do 4º ano à 1ª série do Ensino Médio (EM) na tarde da sexta-feira, 7 de junho, quando Di Franco trocou de lugar com elas, que foram as jornalistas, e ele o entrevistado.
A atuação profissional em Jornalismo e não em Direito foi justamente o tema da primeira pergunta, feita por Sofia El Marghani, do 5º ano. A resposta de Di Franco, que focou no “poder transformador do jornalismo” empolgou as meninas. Maíra Becker de Oliveira Ramos, da 1ª série do EM, contou que quer ser jornalista e ouviu várias dicas sobre a profissão. Kaylane Muchenski, do 8º ano, focou no tema “fake news” e perguntou sobre o cuidado para elaborar notícias. “É trabalho do jornalista fazer o a apuração e quem recebe notícias tem que ver se ela está ligada ao mundo real, não se fixar só em redes sociais e ver se ela é divulgada por veículos de comunicação tradicionais”, focou Di Franco. Mariana Lanza, do 4º ano, perguntou sobre a importância da leitura. “Ler nos faz sonhar e dá todo o vocabulário que vamos precisar para escrever”, disse o jornalista.
Ao todo, nove alunas de Mananciais entrevistaram Di Franco e professoras e colegas participaram da plateia. O papel das mulheres na sociedade foi questionado pelas meninas, que lembraram de Guadalupe Ortiz – recém beatificada e que se destacou pelo seu trabalho profissional. “As mulheres são as donas do mundo. E Guadalupe foi uma figura espetacular, deu um sentido diferente à vida dela, a descoberta de Deus mostrou torna possível transformar a vida profissional em uma poesia heroica”, destacou Di franco. Argumentos para a não liberação de nenhum tipo de droga e sobre o uso da tecnologia para o bem, sem perder o gosto pela leitura – que é que fornece a capacidade crítica – também foram pontos do bate papo de Carlos Alberto Di Franco com as alunas da Unidade Mananciais.
Ele visitou o colégio à tarde e, à noite, foi o palestrante da 6ª edição do Lideranças do Amanhã, ciclo de palestras aberto ao público, promovido pela Associação de Pais, e realizado desde 2017. Ele falou para as cerca de 150 pessoas presentes sobre “Família, Mídia e Educação: Dilemas e Perspectivas”. Assim como na entrevista da tarde com os alunos, Di Franco deverá fez uma palestra bem interativa, com a participação do público.
Assessoria de Comunicação, 10/6/2019