Notícias
Estudante de Curitiba é o único do PR na seleção de Olimpíadas Internacionais de Astronomia
Miguel Lima participou das provas das equipes que estarão nas disputas no próximo semestre
28Mar
2018
O estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba, Miguel Antunes Lima, poderá ser o único representante do Paraná na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2018) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA 2018), que acontecerão no segundo semestre. Ele realizou as provas presenciais na última semana, em Barra do Piraí (RJ), e o resultado final desta seletiva sairá nos próximos dias. “Chegar a essa fase das Olimpíadas já é um grande reconhecimento por todo o esforço do Miguel ao longo dos anos”, diz o diretor da Unidade Bosque do Colégio, onde Miguel estuda desde o 8º ano, Paulo Henrique Neiva de Lima.
Miguel foi selecionado para participar das provas seletivas das olimpíadas internacionais pela Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As etapas pelas quais passou e as convocações estão descritas pelo professor João Batista Garcia Carnalle, coordenador nacional da OBA, no convite enviado ao Colégio, para o Miguel:
“Em função do seu desempenho na prova do ensino médio da XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, XX OBA, realizada em 2017, você foi convidado a participar das provas de seleção Online. (...) devido ao seu desempenho nas provas Online (...), convidamos você para participar das provas presenciais, a partir das quais o Brasil comporá as equipes para nos representar na XII International Olympiad of Astronomy and Astrophysics, XII IOAA, e na X Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, X OLAA, que serão realizadas no segundo semestre de 2018 (...)”.
Miguel, o primeiro à esquerda
Para o aluno, que já coleciona uma série de medalhas em olimpíadas nacionais do conhecimento, a participação na seletiva internacional foi fundamental para seu futuro: “A experiência foi impressionante, conheci muitas pessoas e com certeza saí de lá sabendo muito mais do que sabia antes”, disse Miguel.
A próxima etapa será um treinamento para a internacional (IOAA), em que serão selecionados 25 a 40 alunos dos 88 que estavam nas provas das quais Miguel participou. Entre esses, ficarão 10, cinco comporão a equipe da Olimpíada Internacional (IOAA) e cinco a equipe da latino-americana (OLAA). Professor Paulo Henrique, que coordena a disciplina de astronomia no colégio, conta uma curiosidade: " 88 alunos estavam no treinamento, este número coincide com o número de constelações no céu: 88 constelações!".
Desde 2012, alunos do Colégio do Bosque Mananciais já conquistaram mais de 50 medalhas em Olimpíadas Nacionais do Conhecimento, como a OBA.