Notícias

Adrianna de Abreu fala sobre a importância do descanso dos pais

Educadora foi a convidada da 12ª edição do Lideranças do Amanhã

29
Jun
2023

 

“Trabalhar em excesso não é o problema, o problema é não ter o tempo adequado para o descanso”. Assim, a educadora Adrianna de Abreu iniciou a sua conferência no 12º Lidranças do Amanhã, que aconteceu no dia 29 de junho no Colégio do Bosque Mananciais. Mas, afinal, O que o tema “descanso” tem a ver com um evento que já se tornou referência em Curitiba e que trouxe diversas personalidades relevantes em suas áreas de atuação para falar sobre como formar crianças, adolescentes e jovens aptos a transformar para melhor a sociedade? Tudo! Por isso, a convidada especial para esta edição do “Lideranças do Amanhã - Formando líderes das próximas gerações”, foi a educadora e orientadora familiar Adrianna de Abreu.
O tempo de descanso é fundamental em todas as idades e é o que possibilita a organização da mente para melhor desempenhar as tarefas, mas como fazer isso, com tantos afazeres? Ela respondeu esse e outros questionamentos, para cerca de 200 pessoas que participaram de forma presencial e on-line da conferência que teve como tema: “Cuide de si, eduque com eficácia: o descanso dos pais faz a diferença”. 

Mãe de quatro filhos, Adrianna dividiu com os participantes do Lideranças os resultados na área de educação que adquiriu tanto na sua experiência familiar quanto como educadora,  diretora do Colégio Porto Real, do Rio de Janeiro, e como uma das principais referências nacionais na área de educação dos filhos, possuindo diversos cursos disponíveis on-line sobre o assunto e quase 300 mil seguidores nas redes sociais. 

Ela mostrou que de nada adianta os pais e responsáveis pela formação dos líderes do amanhã ficarem apenas no trabalho e no estudo exagerados. É preciso que os responsáveis dividam o tempo entre trabalho, estudo, descanso e que dêem às crianças e adolescentes  esse exemplo. “Os pais não sabem descansar, nem como descansar, e isso repercute muito na condução da educação dos filhos”, disse Adrianna.
Durante a conferência, ela apresentou o ciclo vicioso do mecanismo do cansaço: cansaço - fuga - frustração. “Me dedico muito para uma atividade ao mesmo tempo. Me canso, fujo, me frustro”. Isso causa manifestações comportamentais (como diminuição da energia e da força de vontade) e afetivas (como o sentimento de rejeição), além do cansaço psíquico (medo, pressa, ativismo). E só um descanso incluído em uma agenda organizada, que permita o descanso na rotina, é capaz de devolver à pessoa o seu equilíbrio. “O descanso é uma decisão voluntária, cessar a atividade que causa cansaço para buscar a calma interior”, disse Adrianna.
Além de dicas e informações valiosas sobre o assunto, a educadora indicou alguns livros, entre eles “Aprender a Descansar”, do médico e psicólogo Fernando Sarráis.

 

Lideranças - Com mais de 20 anos de experiência como orientadora familiar, Adrianna Abreu foi a 12ª palestrante do Lideranças do Amanhã. O ciclo de conferências idealizado pela Associação de Pais do Colégio do Bosque Mananciais teve seu início em 2017. O objetivo do “Lideranças do Amanhã | Formando os Líderes das Próximas Gerações” é proporcionar reflexões a pais e educadores sobre como o processo educacional protagonizado por família e escola pode ser o elemento central para a formação de lideranças aptas a conduzir o País com responsabilidade, competência e seriedade.

Já participaram como palestrantes o headhunter e executivo de Gestão do Capital Humano, Bernt Entschev, o conferencista Luiz Marins, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins Filho, o presidente da Rede Bourbon de Hotéis, Alceu Ântimo Vezozzo. Em 2019, o Lideranças recebeu o  primeiro palestrante internacional do evento, o educador Luis Brusa, presidente da Fundação Educativa Internacional Leader100, com sede em Varsóvia, na Polônia, e co-autor do Programa Leader100 para o desenvolvimento de hábitos e competências, utilizado no Colégio. E o jornalista Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação, colunista de diversos veículos, um dos principais nomes da imprensa brasileira da atualidade, abordou  temas relacionados à família, à influência da mídia e à educação. O primeiro lideranças após a pandemia aconteceu em agosto do ano passado, com o tema “Comunicação em tempos de polarização e fake news" conduzida pelo empresário Guilherme Cunha Pereira, um dos maiores destaques na área de comunicação do Brasil, conferencista, escritor, idealizador do curso Master para Editores e presidente executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).
Em 2022, os convidados foram: o escritor, doutor em filosofia e professor universitário Victor Sales Pinheiro, que falou em maio sobre A crise da Cultura e a Ordem do Amor, o médico especialista em educação Pablo González Blasco, com o tema Liderança na Família, e o escritor, professor e crítico literário Rodrigo Gurgel, que abordou a importância de Resgatar a Literatura na Formação Cristã, e o médico espanhol Francisco Moya García, que veio ao Brasil pela primeira vez para dar uma conferência no 12º Lideranças do Amanhã com o tema “Harmonia das Emoções - o segredo para não envelhecer”. 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Capelão do Colégio completa 25 anos de sacerdócio 15
Jun

Capelão do Colégio completa 25 anos de sacerdócio

Desse tempo, Padre Marcos já dedicou quase metade ao CBM

Troca de experiências com alunos do Forja 19
Jun

Troca de experiências com alunos do Forja

Parceria promove encontro entre os dois colégios

 1ª Eucaristia das alunas da Unidade Mananciais 22
Mai

1ª Eucaristia das alunas da Unidade Mananciais

Emoção para famílias e professoras

Tipos de predicado de forma criativa e deliciosa 13
Jun

Tipos de predicado de forma criativa e deliciosa

Atividade de língua portuguesa foi para as alunas do 8º ano