Notícias
Capelão do Colégio completa 25 anos de sacerdócio
Desse tempo, Padre Marcos já dedicou quase metade ao CBM
15Jun
2023
O mês de junho foi de muita alegria para a Capelania do Colégio porque o Capelão, Padre Marcos Adelino de Lima, completou 25 anos de sacerdócio. Desse tempo, quase metade foi dedicada ao Colégio. Padre Marcos atua como capelão desde 2011, quando foi finalizada a Capela da Unidade Bosque.
A missa em Ação de Graças foi realizada na Capela da Unidade Mananciais no dia 7 de junho, quando Padre Marcos celebrou o Jubileu de 25 anos. “Naquele dia, quando fui ordenado, no Vaticano, sabia que estava iniciando a minha jornada vocacional e que temos que exercer a virtude da fidelidade quando assumimos compromissos sérios na vida, como o matrimônio e o sacerdócio”, afirmou, durante a sua homilia. “Bem aventurados aqueles que terminam o que se propõe e que eu possa celebrar os 50 anos de sacerdócio, receber a coroa até o final e ser fiel sempre”.
A diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão, falou em nome das duas Unidades e das equipes de Capelania que trabalharam com Padre Marcos ao longo desses anos. “Dia 7 de junho é um dia significativo para nós e para a Igreja, pois há 25 anos o senhor reafirma a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu sim. Agradecemos por nos aproximar de Cristo na Eucaristia e na direção que, amorosamente, nos comunica o desejo de Deus para nossa vida”.
A família de Padre Marcos também participou da celebração.
Padre Flávio - As orações da missa em Ação de Graças também foram para o Padre Flávio Sampaio de Paiva, que foi Capelão da Unidade Mananciais e que foi ordenado junto com Padre Marcos, no Vaticano, celebrando no mesmo dia o Jubileu de Prata. Padre Flávio atendeu a Unidade Mananciais em 2010 e 2011 e, depois, voltou em 2017 e permaneceu até 2021. Agora está exercendo sua função em Florianópolis, mas sempre terá as orações e o agradecimento de toda a família Bosque Mananciais.
A Capelania - O trabalho pastoral da Capelania é fundamental em todo o projeto de formação humana desenvolvido pelo Colégio do Bosque Mananciais.
Dentro da natureza jurídica estritamente civil, o Colégio é não Confessional. Isto é a mantenedora (AEP) não é um órgão eclesiástico. Para que esta formação religiosa seja levada adiante, o Colégio pediu um assessoramento a uma instituição da Igreja Católica, que é o Opus Dei (Obra de Deus), fundada em 1928 por um santo: São Josemaria Escrivá de Balaguer. Desta forma, o Opus Dei designa os sacerdotes que prestarão assistência espiritual e zela pelos professores de Religião, para que possam atuar conforme a doutrina da Igreja Católica. Tudo se desenvolve com as indicações dos diretores do Colégio a quem corresponde a direção de todas as atividades educativas e a aprovação das atividades da Capelania.
A Capelania tem como finalidades fomentar nos alunos uma sólida vida de piedade e doutrina, centrada no relacionamento com Jesus Cristo. Não significa acumular atos de piedade, mas que eles cresçam numa profunda vida interior. Que se traduza numa unidade entre o espiritual e o material; promover o ideal de santidade no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres familiares e sociais, conforme os ensinamentos de São Josemaria; desenvolver as virtudes humanas (hábitos sociais, virtudes sociais, responsabilidade, caridade); promover a unidade familiar (conceito de família: a união de UM com UMA para sempre).
Padre Marcos é o Capelão do Colégio e atua nas duas Unidades. Hoje, Padre Luiz Fernando Cintra é o Capelão da Unidade Mananciais e Padre Alexandre Antosz Filho é o Capelão da Unidade Bosque.