Notícias

Capelão do Colégio completa 25 anos de sacerdócio

Desse tempo, Padre Marcos já dedicou quase metade ao CBM

15
Jun
2023

 

O mês de junho foi de muita alegria para a Capelania do Colégio porque o Capelão, Padre Marcos Adelino de Lima, completou 25 anos de sacerdócio. Desse tempo, quase metade foi dedicada ao Colégio. Padre Marcos atua como capelão desde 2011, quando foi finalizada a Capela da Unidade Bosque.
A missa em Ação de Graças foi realizada na Capela da Unidade Mananciais no dia 7 de junho, quando Padre Marcos celebrou o Jubileu de 25 anos. “Naquele dia, quando fui ordenado, no Vaticano, sabia que estava iniciando a minha jornada vocacional e que temos que exercer a virtude da fidelidade quando assumimos compromissos sérios na vida, como o matrimônio e o sacerdócio”, afirmou, durante a sua homilia. “Bem aventurados aqueles que terminam o que se propõe e que eu possa celebrar os 50 anos de sacerdócio, receber a coroa até o final e ser fiel sempre”. 

A diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão, falou em nome das duas Unidades e das equipes de Capelania que trabalharam com Padre Marcos ao longo desses anos. “Dia 7 de junho é um dia significativo para nós e para a Igreja, pois há 25 anos o senhor reafirma a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu sim. Agradecemos por nos aproximar de Cristo na Eucaristia e na direção que, amorosamente, nos comunica o desejo de Deus para nossa vida”.
A família de Padre Marcos também participou da celebração.

Padre Flávio - As orações da missa em Ação de Graças também foram para o Padre Flávio Sampaio de Paiva, que foi Capelão da Unidade Mananciais e que foi ordenado junto com Padre Marcos, no Vaticano, celebrando no mesmo dia o Jubileu de Prata. Padre Flávio atendeu a Unidade Mananciais em 2010 e 2011 e, depois, voltou em 2017 e permaneceu até 2021. Agora está exercendo sua função em Florianópolis, mas sempre terá as orações e o agradecimento de toda a família Bosque Mananciais.

 

 


A Capelania - O trabalho pastoral da Capelania é fundamental em todo o projeto de formação humana desenvolvido pelo Colégio do Bosque Mananciais.  

Dentro da natureza jurídica estritamente civil, o Colégio é não Confessional. Isto é a mantenedora (AEP) não é um órgão eclesiástico. Para que esta formação religiosa seja levada adiante, o Colégio pediu um assessoramento a uma instituição da Igreja Católica, que é o Opus Dei (Obra de Deus), fundada em 1928 por um santo: São Josemaria Escrivá de Balaguer. Desta forma, o Opus Dei designa os sacerdotes que prestarão assistência espiritual e zela pelos professores de Religião, para que possam atuar conforme a doutrina da Igreja Católica. Tudo se desenvolve com as indicações dos diretores do Colégio a quem corresponde a direção de todas as atividades educativas e a aprovação das atividades da Capelania.

A Capelania tem como finalidades fomentar nos alunos uma sólida vida de piedade e doutrina, centrada no relacionamento com Jesus Cristo. Não significa acumular atos de piedade, mas que eles cresçam numa profunda vida interior. Que se traduza numa unidade entre o espiritual e o material; promover o ideal de santidade no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres familiares e sociais, conforme os ensinamentos de São Josemaria; desenvolver as virtudes humanas (hábitos sociais, virtudes sociais, responsabilidade, caridade); promover a unidade familiar (conceito de família: a união de UM com UMA para sempre).

Padre Marcos é o Capelão do Colégio e atua nas duas Unidades. Hoje, Padre Luiz Fernando Cintra é o Capelão da Unidade Mananciais e Padre Alexandre Antosz Filho é o Capelão da Unidade Bosque. 

 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Emoção na celebração do Corpus Christi 07
Jun

Emoção na celebração do Corpus Christi

Missa, Procissão e Adoração na Unidade Bosque

Formação de Pais com Teka Bordini 07
Jun

Formação de Pais com Teka Bordini

Jornalista fala sobre a competência da Comunicação, trabalhada em junho

Jantar dos Namorados reúne famílias 12
Jun

Jantar dos Namorados reúne famílias

Arrecadação foi para as obras de ampliação do colégio

Colégio recebe vereador Eder Borges 05
Jun

Colégio recebe vereador Eder Borges

Projetos voltados à literatura, música e artes foram destacados pelo parlamentar