Notícias

Aluno do Bosque se destaca como Triatleta

Aos 8 anos, João Leopoldo já coleciona vários títulos

29
Jun
2023

  

João Leopoldo Ansbach Lopes Gonçalves tem apenas 8 anos, está no 3º ano do ensino fundamental na Unidade Bosque, mas já tem um currículo esportivo recheado de títulos como atleta. Na verdade, de Triatleta! Isso mesmo. João definiu muito cedo que não teria apenas uma paixão esportiva - teria várias. Por isso, junto com seus pais, Amanda e Douglas, se aventurou por vários esportes até chegar ao Triathlon.

“O João Leopoldo sempre foi muito ativo, desde bebê. Muito físico, coordenado, gostava de correr, escalar, andar de bicicleta, patinete, bola. Mas, quando era pequenininho, morria de medo de água e por isso colocamos ele na natação com 2 anos. Passando a fase de adaptação e superação dos seus medos, ele adorava participar das aulas!”, conta a mãe. A superação do medo de água foi tão permanente que, das três modalidades que envolvem o Triathlon (corrida, ciclismo e natação), João já se destacou tanto que não participa apenas de competições na piscina. Já nadou em mar aberto também!


O Triathlon uniu a natação à corrida de rua (já na primeira disputa, aos 3 anos, ganhou seu primeiro troféu!) e ao ciclismo que ele sempre praticou em família (com 6 anos fez 25 km com os pais!).

  
A família já conhecia o Triathlon, que é a prática dos três esportes juntos, e, no ano passado, os pais descobriram que existia a prática desse esporte para crianças. Encontraram a Escolinha de Triathlon “Formando Campeões”, que foi fundada pelo Triatleta olímpico Juraci Moreira, direcionada para crianças de 8 a 16 anos. Como é um programa do Governo Federal, João Leopoldo entrou na fila e conquistou uma das poucas vagas destinadas para escolas particulares. Em 18 de janeiro deste ano, 8 dias após completar seus 8 anos, ele realizou a primeira aula de Triathlon. Precisou fazer avaliação dermatológica, cardiológica, apresentar declaração de matrícula, boletim escolar, entre outras exigências. Ganhou uniforme (camiseta, calção, macaquinho de natação e ciclismo, boné) e tem aula com dois educadores físicos, sendo que um deles também é fisioterapeuta.

 

“As aulas para a faixa etária do João são terças e quintas no período da tarde, junto com as aulas do Bosque, mas, devido ao amor dele pelo esporte e ao seu desempenho, e para possibilitar que participasse do projeto, foi aberta uma exceção e ele treina com os alunos mais velhos nas segundas e quartas das 13h às 15h30”, conta a mãe. Para isso, ele almoça e troca de roupa no carro mesmo, no caminho entre o colégio e o centro de treinamento, no Núcleo de Santa Felicidade. As aulas englobam 1 hora de natação e 1h30 de corrida e/ou bicicleta, além de simulados de Triatlhon e Acquathlon, para melhor preparação dos alunos para as competições internas e externas à escolinha.
 

Neste primeiro semestre, João já participou de 3 Acquathlons (natação e corrida) e um Triathlon organizados pelos Núcleos de Curitiba, ficando em primeiro lugar em todos. Ele é o primeiro colocado dentre os alunos das Escolinhas de Curitiba na sua categoria. Esse ano ainda haverá mais 3 etapas de Acquathlons nos núcleos de Curitiba (agosto, outubro e, em dezembro, a prova final).


Atleta federado - Para poder se inscrever nas competições externas à Escolinha, João Leopoldo precisou ser cadastrado na Federação Paranaense de Triathlon, assim, é um triatleta federado. Em abril ele participou da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Triathlon “Brasil Super Séries Sprint.”, que aconteceu em Florianópolis. Percorreu as distâncias de 100 metros de natação, 1,2 km de bicicleta e 500 metros de corrida, ficando em primeiro lugar na categoria masculina de 8/9 anos. “Foi um grande desafio, porque nadei no mar pela primeira vez!”, conta, empolgado. Até agora ele é o campeão brasileiro da sua categoria!

Em maio, o aluno participou do 18º Circuito de Triahlon Olimpico em Caiobá, etapa outono, finalizando em segundo lugar no Duathlon infantil de 6-10 anos, percorrendo as distâncias de 400 metros de corrida e 1 km de biclicleta. Ele ainda vai participar das próximas etapas do Circuito de Triahlon Olimpico em Caiobá, que acontecerão neste ano. A etapa de inverno será  dia 23 de julho.

Nós, como família, incentivamos a prática do esporte aliada ao seu desempenho nos estudos. Nas competições, ele sempre participa buscando a vitória, mas também é consciente que não tem problema não ficar no pódium, pois sabe que é nas derrotas que a gente percebe onde precisa melhorar. Cada prova é uma superação, superando o medo de competir, a ansiedade, o medo do mar, o frio de correr de roupa molhada, além de precisar superar ele mesmo e seu nervosismo, colocando em prática seus treinos e seus aprendizados.”, dizem os pais, Amanda e Douglas. 

Todo o Colégio torce sempre pelo bom desempenho do João e, principalmente, para que ele continue feliz e empolgado seguindo seus objetivos.


Títulos conquistados por João Leopoldo desde que se tornou Triatleta, em janeiro de 2023:


1. Acquatlhon do Núcleo Santa Felicidade, dia 18/3/2023 - 3min 26seg. 50m de natação e 500m de corrida. 1º lugar

2. Triatlhon no núcleo Cajuru, dia 25/3/2023 - 7min e 13seg. 50m natação, 1 km de bike, 500m corrida. 1º lugar

3. Brasil Super Séries Sprint, dia 08/04/23 - Campeonato Brasileiro em Florianópolis – 100 metros de natação, 1.2 km de bicicleta e 500 metros de corrida, finalizado em 9m 32seg. 1º lugar!

4. 18º Circuito de Triahlon Olimpico em Caiobá – etapa outono, dia 07/05/23 – 400 metros de corrida e 1 km de bicicleta. 2º lugar.

5. Acquathlon no núcleo CIC, dia 13/5/2023 – 5m e 52seg. 100 metros de natação de 800 metros de corrida. Primeiro lugar geral da categoria em Curitiba

6. Acquathlon núcleo Boa Vista, dia 17/6/2023 - 100 metros de natação (1m 42 seg) + 500 metros de corrida. Tempo total: 5m 53seg. Mantém o primeiro lugar geral na categoria 8/9 anos em Curitiba.

 Próximas competições: 

Acquathlons:

  • 26 agosto - cajuru

  • 28 outubro -  boqueirão

  • Data a definir em dezembro - prova final.

 

Duathlon Olímpico em Caiobá:

  • Etapa inverno: 23.07.2023

  • Etapa primavera: 15.10.2023

  • Etapa verão: 10.12.2023

Outras competições avulsas e provas de corrida aparecem ao longo do ano.

 
Sobre a Escolinha de Triathlon:

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Segue um resumo da escolinha, retirado do site www.escolinhadetriathlon.com:

Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão. Um sonho que se tornou realidade e hoje atende 1250 crianças e adolescentes em 24 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia, Sergipe e Ceará, dando a eles a rara oportunidade de treinar esse esporte incrível que é o Triathlon, de forma 100% gratuita.”

O Paraná conta com seis núcleos além do Colégio da Polícia Militar, todos em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade. Juntos, os seis núcleos atendem 300 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As aulas normalmente são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre no contraturno escolar.

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Jogadores do Bosque participam da 1ª Copa Solar de Futsal 18
Out

Jogadores do Bosque participam da 1ª Copa Solar de Futsal

Disputas aconteceram em São Paulo, com alunos de três colégios da rede

Aluno do colégio é campeão paranaense de Jiu-Jitsu 22
Mai

Aluno do colégio é campeão paranaense de Jiu-Jitsu

Aos 8 anos, MIguel França já coleciona títulos no seu esporte favorito

Colégio inova e fala sobre o descanso dos pais no 12º Lideranças do Amanhã 27
Jun

Colégio inova e fala sobre o descanso dos pais no 12º Lideranças do Amanhã

Convidada é a educadora Adrianna de Abreu, referência nacional em orientação familiar

Colégio recebe vereador Eder Borges 05
Jun

Colégio recebe vereador Eder Borges

Projetos voltados à literatura, música e artes foram destacados pelo parlamentar