Notícias

Solidariedade é abordada em webinar com João Malheiro

 

O doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diretor do Colégio Porto Real, palestrante, escritor e comunicador João Malheiro foi o palestrante da concorrida webinar sobre Solidariedade, competência do mês de outubro do Colégio do Bosque Mananciais. Com o tema “Como educar corações valentes e solidários”, Malheiro deu dicas importantes para despertar nos filhos essa virtude, lembrando que exercitar a solidariedade não é apenas doar bens materiais. “A principal pobreza do momento é a falta de amor. A pessoa tem que ter uma sensibilidade muito grande para perceber quem está necessitado desse amor, quem está carente. A solidariedade começa já na educação infantil”, destacou.

    Malheiro, começando pelas crianças pequenas, menores de seis anos, mostrou como pais e escola podem trabalhar juntos para que a virtude da Solidariedade aflore desde cedo e acompanhe a pessoa por toda a sua vida. Ele explicou que, como de zero a 5 anos a criança ainda é muito egocêntrica, centrada em si mesma, é importante trabalhar a virtude da ordem - que será a base para todas as demais. Já na idade do Fundamental I, a partir de 6 anos, a criança começa a perceber a importância da fortaleza e da paciência para vencer o comodismo e para que a criança perceba que de um esforço grande tirará um bem maior. No fundamental II, faixa etária dos 11 aos 14 anos, começa a nascer a capacidade da solidariedade e é quando se formam laços fortes de amizade. “Por isso é preciso educar coração carente e solidário para chegar lá. Se investe no processo desde pequeno vai conseguir que a criança seja solidária”, destaca.

A criança educada desde cedo nesses princípios não vai cair na armadilha do “menino bolha”, ou seja, aquele que vive a vida toda só preocupado com sua própria satisfação pessoal e, quando precisa conviver com outras realidades na faculdade ou no mercado de trabalho, não consegue se adaptar. “Tudo começa na força da presença dos pais e da conversa em casa”, fala Malheiro. Uma educação focada nas virtudes vai se refletir no futuro dos jovens. “As empresas estão selecionando os mais maduros, mais solidários, estão fazendo perguntas para medir a maturidade de um jovem. Esse tema da solidariedade está no centro do câncer da juventude de hoje”, alerta.

Na abertura da formação, o Diretor Presidente da mantenedora do colégio, Associação de Educação Personalizada (AEP), Leandro Pogere, que assumiu a função no lugar do médico Agajan Der Bedrossian, apresentou o novo presidente da Associação de Pais (AP) do Colégio, Marco Aurélio Lima. Todo o programa de formação de pais é coordenado pela AP.

      A formação de Malheiro pode ser acessada no canal do youtube do Colégio! Clique AQUI. 

 

Assessoria de Comunicação, 05/10/2020