Formação de pais
A Formação de Pais é um pilar importante do Projeto Educativo do Colégio - e que prevê a participação das famílias em quatro encontros anuais de formação, com temas de acordo com a idade dos seus filhos, também é coordenada pela AP.
Até o primeiro semestre de 2019, as formações eram realizadas no próprio colégio. A partir de então, os Casais Encarregados de Classe (CECs) passaram a receber formações bimestrais no colégio e o Programa de Formação de Pais entrou em uma nova e importante etapa: a formação aprofundada das famílias nas virtudes que são trabalhadas durante o mês na escola.
O CECs passaram a ser os responsáveis por difundir nas suas turmas as virtudes (do Infantil ao 4º ano) e as competências (a partir do 5º ano, através do Leader100) que serão trabalhadas no mês e como a vivência delas no dia a dia em casa pode contribuir para a harmonia da família.
Projeto Casais Encarregados de Classe (CECs)
O projeto “Casais Encarregados de Classe” (CECs), integra o Projeto Pedagógico do Colégio do Bosque Mananciais e existe desde a fundação da instituição, em 2010, consolidando-se a cada ano. Dentro da linha pedagógica da instituição - da Educação Personalizada - são o apoio da gestão para promover uma parceria entre Colégio e família, que começa na Direção, segue para Professores Encarregados de Classe e atinge seu ponto principal com os CECs (família) e as preceptorias (escola).
Coordenado pela Associação de Pais (AP), o projeto CECs conta com o envolvimento direto dos gestores escolares. É atribuição deles e da AP a escolha dos casais e a sua formação, mas o projeto conta com todo o corpo docente e com as famílias (cerca de 430 alunos e 230 famílias no final de 2019).
Os CECs fazem com que as famílias se sintam realmente integrantes do colégio, como os protagonistas da educação. Com o incentivo dos CECs, pais e responsáveis participam dos eventos promovidos pela AP como parte integrante, não apenas como visitantes. Também tornam-se responsáveis pela ‘construção’ da escola, realizando campanhas para melhorias, arrecadação de fundos. Dessa maneira, ocorre um verdadeiro envolvimento da família com o colégio. As ações dos CECs são inúmeras, desde reuniões informais entre os pais da sua turma até campanhas para a melhoria das instalações da escola.
Com as reuniões de formação das famílias nas virtudes e nas competências (que acontecem nas casas das famílias ou no colégio), a Associação de Pais confirma seus objetivos de integração, pois promove:
· reflexão sobre os conceitos das virtudes e competências, uma autoavaliação dos pais na virtude em questão, metas pessoais de melhorias e implementação das ferramentas que o colégio dispõem mensalmente para as famílias;
· confraternização entre as famílias, já que as habilidades sócio emocionais dos alunos melhoram a partir das oportunidades que têm de conviver com os demais, inclusive nos ambientes externos à escola;
· sinergia entre o colégio, família e preceptorias. Pais e filhos obtendo o mesmo tema de formação favorece a unidade de ação entre família e escola.
PRÊMIO
Nosso projeto "Casais Encarregados de Classe" conquistou o 3º lugar no Prêmio Práticas Inovadoras em Educação 2019 do Sindicato das Escolas Particulares - Sinepe PR na Categoria Educação Infantil!
Nossos diretores, o presidente da Associação de Pais e a equipe que desenvolveu o projeto estavam presentes na cerimônia de premiação que ocorreu nesta sexta-feira, 22 de novembro de 2019, em um bonito evento que também comemorou os 70 anos do Sinepe!