Notícias
Curso Pais Profissionais para a Educação Infantil
Os pais da Educação Infantil começaram em junho uma jornada encantadora: é a nova Formação de Pais, chamada "Pais Profissionais" e formatada para ajudar as famílias no processo educativo e propiciar crianças inteligentes, felizes e naturalmente inclinadas para o bem. Essa é uma ação exclusiva para os pais das crianças matriculadas na Educação Infantil da Unidade Mananciais e as propostas são permeadas pelo Projeto Optimist mas têm o objetivo maior de propiciar experiências ricas em família nesta fase que é considerada “de ouro”, quando se formam as conexões cerebrais que serão os fundamentos para as mais elevadas, no futuro.
As aulas são conduzidas pela diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão, e pela professora Keila Delgado. Vídeos preparados pela professora Larissa Wistuba mostram, de maneira prática, como transformar a casa e a vida e a rotina familiar em um encantador campo de aprendizagem para os pequenos. “Queremos ajudar os pais a transformar os desafios em oportunidades de melhorias com dicas bem práticas em organização do lar e educação dos filhos aproveitando essa fase de ouro de 0 a 6 anos”, explica a diretora de formação de Mananciais, Izabel Lima.
Ela explica a importância da formação constante dos pais para exercerem bem essa tarefa primordial de formar cidadãos capazes de transformar o mundo: “Uma criança com hábitos bons, que cresce com o carinho de seus pais e educadores, é um candidato garantido para a felicidade. Nós, pais, nos preparamos durante uma grande parte do tempo em nossas vidas realizando cursos de especialização, pós graduação, aquisição de idiomas que nos favoreça uma ascensão na nossa vida profissional. E para cumprir uma tarefa primordial que é educar nossos filhos o quanto nos preparamos?”. Para isso, a formação “Pais Profissionais” propõe três perguntas: Por que estudar? Onde focar? Como fazer? Quanto dedicar?. E dá as respostas durante as lives.
O colégio sempre se preocupou com o protagonismo dos pais na educação dos filhos e, com as dicas do curso, será possível aproveitar esse período de isolamento social para tornar a vida familiar uma fonte abundante de estímulos de desenvolvimento.Alguns questionamentos:
1. Você já reparou como a nova geração fica inquieta ao visitar um museu e não tem paciência para observar as obras, a natureza, as pequenas coisas da vida?
2. Como posso desenvolver essa capacidade de observação e análise dos nossos filhos?
As duas formações que já aconteceram tiveram como temas os Passeios de Aprendizagem e As Estimulações Neuromotoras e, através do google classroom, os pais já estão dando o retorno de como a aplicação das estratégias está sendo eficaz para a aprendizagem em casa neste período de pandemia.
No tema “Passeios de Aprendizagem”, as famílias viram que é possível neste período de quarentena passear com o filho dentro de casa com uma intenção educativa. E que atitudes como percorrer diariamente a casa, o jardim, etc...para oferecer a criança a oportunidade de aprender diretamente da natureza ou dos objetos podem desenvolver diversas habilidades, como a motricidade, os sentidos, a memória, os hábitos de conduta. “Essa simples atividades realizada com alegria, espontaneidade e naturalidade desenvolve a curiosidade intelectual e capacidade de observação e análise, habilidades tão importantes na vida prática", destaca a professora Keila.
No tema “Estimulações Neuromotoras”, os pais aprenderam que atividades do dia a dia, como auxiliar a pendurar as roupas no varal, abrindo e fechando os grampos; e brincadeiras como pular do sofá no chão da sala, sempre com supervisão, incentivam as conexões cerebrais e são fundamentais para desenvolver diversas habilidades no futuro, como a escrita.
As aulas acontecem a cada 15 dias, sempre ao vivo pelo youtube, e os pais podem fazer perguntas através do chat. Os convites para as formações são enviados por email às famílias da Educação Infantil.
Nos passeios de aprendizagem, teve até família que passeou, em casa, pela Itália e pelos Estados Unidos!
Ciência - A arquitetura básica do cérebro se desenvolve desde o útero e dura até a idade adulta. As primeiras experiências afetam a qualidade desta arquitetura oferecendo uma base sólida ou frágil para toda a aprendizagem, saúde e comportamento. Nos primeiros anos de vida milhões de conexões neurais são formadas em cada segundo. Os primeiros caminhos sensoriais básicos desenvolvidos são a audição e a visão, seguidos depois das habilidades iniciais de linguagem e funções cognitivas. Os circuitos cerebrais mais complexos se constroem sobre os circuitos anteriores mais simples.
Projeto Optimist da Educação Infantil - A par destas descobertas e evidências científicas, é fundamental facilitar e estimular o desenvolvimento, a conservação e o uso do maior número possível de conexões e circuitos neuronais. Diversas das ferramentas do projeto Optimist da Educação Infantil se apoiam nestas descobertas, promovendo uma aprendizagem oportuna para alcançar níveis ótimos de maturidade neurológica e de desenvolvimento de acordo com as condições pessoais de cada um.
“E a grande novidade neste período de isolamento social é dar a conhecer essas descobertas e ajudar os pais a COMO APROVEITAR ESSA IDADE DE OURO dos seus filhos!”, ressalta a diretora de formação, Izabel. Aguarde notícias sobre a próxima formação.
Assessoria de Comunicação, 22/6/2020