Notícias
“Cada pessoa tem uma missão única”
A última conferência deste ano do ciclo de palestras Lideranças do Amanhã, realizado pelo Colégio do Bosque Mananciais, aconteceu na noite da sexta-feira, 25 de novembro, e trouxe pela primeira vez para o Brasil o médico radiologista espanhol e criador do método ECI (Exploración del Conocimiento Interior ou Palingenésia de la Persona), Francisco Moya García. Ele falou para um público de mais de 110 pessoas que participaram nas versões presencial e on-line do evento sobre o tema “Harmonia das Emoções - o segredo para não adoecer” e sobre os resultados observados com seus pacientes tratados através do seu método.
Com estudos aprofundados em Antropologia e transcendência, que embasam todo o seu método, Moya demonstra que o conhecimento interior e de toda az sua história de vida, assim como o entendimento do propósito único que Deus fez para cada pessoa, são ,fundamentais para a cura das doenças do corpo. “Se fôssemos resumir em três pontos, diríamos: 1) não há pessoas ‘mal feitas’, cada uma é única, criada por Deus para um propósito que se ela não fizer, ninguém fará, 2) Essa pessoa foi dada a uma família e a um colégio para que cuidem desta pessoa por 12, 15, 18 anos, até que possa continuar com mais autonomia a sua missão na vida, 3) Toda pessoa tem um ponto de esperança que merece ser restaurado. O interior de uma pessoa é sempre incrível. A alma é a inteligência emocional que foi esquecida nos últimos séculos”.
Ele colocou em prática desde 2013 a sua metodologia na qual a pessoa vivencia, com plena consciência, cenas de sua vida, sincronizando ativamente os níveis superficiais com os níveis profundos de conhecimento da pessoa. Os resultados relatados pelos atendidos o incentivaram a estabelecer, desenvolver, investigar e divulgar o método chamado "PALINGENÉSIA DE LA PERSONA", através da sua Escuela de la salud de la Persona (saluddelapersona.com). A fundação do método é adaptada ao esquema da Antropologia Transcendental do filósofo Leonardo Polo.
“A inteligência é uma lousa onde ninguém escreveu nada. O que é mais importante? A lousa ou quem escreve? O maior conhecimento que temos é o intelecto agente”, explicou o médico, a uma platéia de participantes de Curitiba e também de outros lugares do Brasil, como Natal (RN) e do exterior, como Espanha e Portugal.
O médico pediatra, intensivista e infectologista Alexandre Arias, pais de 6 filhos que estudam no colégio, foi o mestre de cerimônias. “Como pai e também na minha experiência com os pacientes e como professor universitário, tenho contato diário com situações críticas de saúde e vejo claramente como a fé e o equilíbrio emocional tanto do paciente como da própria família interferem no tratamento e aumentam significativamente as chances de cura”, afirmou.
Além do Lideranças do Amanhã, Francisco Moya Garcia também veio ao Brasil para ministrar o Curso “Antropologia da Pessoa e o Método da Palingenesia” nos dias 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro. O curso acontece na Unidade Mananciais do Colégio do Bosque Mananciais.
Lideranças - O médico Franscisco Moya Garcia foi o conferencista da 11ª edição do Lideranças do Amanhã. O ciclo de conferências idealizado pela Associação de Pais do Colégio do Bosque Mananciais teve seu início em 2017. O objetivo do “Lideranças do Amanhã | Formando os Líderes das Próximas Gerações” é proporcionar reflexões a pais e educadores sobre como o processo educacional protagonizado por família e escola pode ser o elemento central para a formação de lideranças aptas a conduzir o País com responsabilidade, competência e seriedade.
Já participaram como palestrantes o headhunter e executivo de Gestão do Capital Humano, Bernt Entschev, o conferencista Luiz Marins, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins Filho, o presidente da Rede Bourbon de Hotéis, Alceu Ântimo Vezozzo. Em 2019, o Lideranças recebeu o primeiro palestrante internacional do evento, o educador Luis Brusa, presidente da Fundação Educativa Internacional Leader100, com sede em Varsóvia, na Polônia, e co-autor do Programa Leader100 para o desenvolvimento de hábitos e competências, utilizado no Colégio. E o jornalista Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação, colunista de diversos veículos, um dos principais nomes da imprensa brasileira da atualidade, abordou temas relacionados à família, à influência da mídia e à educação. O primeiro lideranças após a pandemia aconteceu em agosto do ano passado, com o tema “Comunicação em tempos de polarização e fake news" conduzida pelo empresário Guilherme Cunha Pereira, um dos maiores destaques na área de comunicação do Brasil, conferencista, escritor, idealizador do curso Master para Editores e presidente executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).
Em 2022, os convidados foram: o escritor, doutor em filosofia e professor universitário Victor Sales Pinheiro, que falou em maio sobre A crise da Cultura e a Ordem do Amor, o médico especialista em educação Pablo González Blasco, com o tema Liderança na Família, e o escritor, professor e crítico literário Rodrigo Gurgel, que abordou a importância de Resgatar a Literatura na Formação Cristã.