Notícias

Prefeito Rafael Greca recebe colégio após conquista de medalha internacional

 

Na semana em que o Brasil comemorou o bicentenário da Independência, a Unidade Bosque do Colégio do Bosque Mananciais conseguiu um feito inédito: sua primeira medalha internacional em olimpíadas do conhecimento. O aluno Breno Taques Mussi Endres, da 2ª série do Ensino Médio, conquistou a medalha de bronze na XV Olimpíada Ibero Americana de Biologia (OIAB). Ele foi um dos quatro estudantes brasileiros convocados para participar do evento que neste ano aconteceu no Peru e reuniu de forma on-line estudantes das Américas do Sul, Central, de Portugal e da Espanha. Para chegar à OIAB, Breno enfrentou quase 100 mil estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). 

A conquista de Breno chamou a atenção do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que o convidou, junto com seus pais e professores, para uma visita ao seu gabinete, no Palácio 29 de Março. O encontro, animado, aconteceu na manhã da quarta-feira, 14 de setembro, e contou também com a presença da Secretária Municipal de Educação, Maria Silvia Bacila.“Breno fez uma participação brilhante em uma competição internacional e o seu saber é um orgulho de Curitiba”, elogiou o prefeito. Greca entregou para Breno uma réplica em miniatura da escultura de João Turin intitulada Marumbi. “Este é um presente da cidade pela sua conquista”, disse o prefeito.

O diretor Roberto Abia convidou o prefeito a participar de uma missa na Capela da Unidade Bosque e, em seguida visitar o colégio, ao que o prefeito respondeu que logo deverá ir. O professor de Ciências, Marcelo Falcão, e o diretor da Unidade Bosque, Luis Ernesto Marroquín, além dos pais de Breno, Adriana e Emílio Endres, também estavam na visita ao prefeito. Para ler a matéria completa publicada no site da prefeitura, clique AQUI
 

Alunos nas olimpíadas - Alunos da Unidade Bosque se destacaram em diversas outras olimpíadas do conhecimento em áreas como física, matemática, ciências. Aguarde uma próxima matéria com os medalhistas e classficados para segundas fases que ocorrem nos meses de setembro e outubro.  

Olimpíada Ibero Americana - A OIAB aconteceu de 5 a 9 de setembro. Da abertura oficial, na segunda (5), participaram autoridades peruanas, professores e  cerca de 40 alunos integrantes das delegações de todos os países participantes. As provas teóricas e práticas foram aplicadas nos dias 6 e 7. Também no dia 7 de setembro, as delegações fizeram apresentações culturais sobre seu país. Os quatro brasileiros falaram da data histórica do bicentenário da Independência e escolheram vários ritmos musicais brasileiros para apresentar aspectos relevantes da cultura e da história nacionais. Os jurados se reuniram na quinta-feira e o resultado foi divulgado na manhã do dia 9, com o anúncio dos medalhistas. Breno também participou na sexta, 2 de setembro, de um treinamento feito pelos organizadores da OIAB para todos os participantes. 

“Foi uma experiência incrível, que exigiu muito estudo de temas específicos e também proporcionou desenvolver várias habilidades extra, com a comunicação inclusive de termos científicos em inglês e espanhol”, conta o aluno. A organização do evento dividiu a aplicação dos exames práticos para a terça, dia 6, com temas voltados à microbiologia, bioinformática e ecologia. E, no dia seguinte, os participantes realizaram as provas teóricas pela manhã e, no período da tarde, fizeram a apresentação cultural. “Esse desafio cultural não esperávamos, mas foi muito interessante porque proporcionou a integração entre os quatro participantes”, disse o aluno, que fez parte da delegação brasileira junto com os outros três estudantes (do Ceará, de Pernambuco e de Minas Gerais) . 

Para chegar à OIAB, o Breno já tinha sido o único paranaense e um dos 25 brasileiros que conquistaram ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) - disputa que contou com quase 100 mil participantes. Em função disso, foi convocado pelo Instituto Butantan, organizador da OBB, para participar das seletivas para as olimpíadas internacional e ibero americana de biologia. As aulas de treinamento para as seletivas foram ministradas por professores do Instituto Butantan e por convidados. “Foi muito bom poder participar das aulas com os professores do Butantan e conhecer a estrutura de pesquisa e os laboratórios de lá”, disse. Para o professor de biologia do Colégio do Bosque Mananciais, Marcelo Falcão, “essa classificação é resultado do esforço próprio do Breno e também do foco que procuramos dar, dentro do colégio, ao desenvolvimento científico incentivando pesquisas e atividades práticas além do que está proposto nos livros”. 

 

Para chegar à Ibero Americana de Biologia 2022: 

  • Medalha de ouro na XVIII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) (quase 100 mil estudantes na 1ª fase,  5194 na fase 2)

  • 362 aprovados para a fase final (7 do Paraná e apenas 1 de Curitiba)

  • Medalha de ouro (único do Paraná) junto com a convocação para as seletivas internacionais. 

  • 25 estudantes do Brasil participaram em maio, durante uma semana, das seletivas internacionais com capacitação virtual feita por equipe de pesquisadores e educadores do Instituto Butantan e convidados. 

  • Quatro selecionados para representar o Brasil na XXXIII IBO (olimpíada internacional), que ocorreu em julho, na Armênia.

  • Quatro selecionados para representar o Brasil na íbero americana (XV OIAB), que ocorreu de 5 a 9 de setembro, virtualmente, organizada pelo Peru

  • Breno conquista medalha de bronze para o Brasil na XV OIAB.