Notícias
Pais contam histórias para turma do 2º ano
O 2º ano da Unidade Bosque está cada vez mais animado com o início das manhãs das terças-feiras. A cada 15 dias, uma familia visita a turma para contar a história de um de seus livros preferidos. Em agosto, os pais do João Leopoldo Ansbach Lopes Gonçalves, Amanda e Douglas, apresentaram a obra “Meu amigo Dinossauro”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Elisabeth Teixeira. E, agora em setembro, a turma recebeu a visita da mãe do Theo Stival, Poliane, e dos pais do Bento Biscaia, Marcio e Marcela.
“Foi muito gratificante participar desse momento com a turma do 2 ano. Em casa o Theo já mostrava alegria em saber que eu estaria na escola fazendo a contação com os amigos. A história foi escolhida por ele, que garantia que os amigos iriam gostar. E ele estava certo, foi um sucesso!”, disse Poliane, que levou para os amigos do Theo conhecerem o livro “Cuidado com o Menino”, de Tony Blundell. O personagem desta história é um menino que sabe como derrotar qualquer lobo. O lobo vai precisar - e quem decide é o próprio menino - de uma lição muito especial... de culinária. Por meio da sagacidade do personagem-mirim, o lobo acaba ficando em uma situação desastrosa.
Na semana seguinte, os pais do Bento empolgaram a turminha com o livro "As três perguntas. Baseado numa história de Leon Tolstói". Nele, o autor e ilustrador John J. Muth cria um livro simples e profundo sobre compaixão e sobre viver cada momento. Qual é o melhor momento para fazer as coisas? Quem é mais importante? Qual é a coisa certa a ser feita? Quando o menino Nikolai vai se aconselhar com Leo, a velha e sábia tartaruga, ele tem certeza de que ela conseguirá responder a suas três perguntas. Mas é a reação de Nikolai ao grito de socorro de um estranho que o leva diretamente às respostas que está buscando.
A visita de pais à escola para uma roda de leitura em conjunto acontece desde agosto a cada 15 dias, sempre nas aulas de literatura, e é parte o projeto Lendo Juntos, de fomento à leitura, dentro do programa de Cultura Clássica do Colégio. “A participação da família é fundamental, pois eles trazem o exemplo de leitura para o grupo de alunos, incentivando que no cotidiano os pais sejam modelos leitores para os alunos, que se tornarão leitores exemplares”, diz o professor regente do 2º ano, Carlos Ribeiro.