Notícias

Solidariedade é a Competência de outubro

 

“Solidariedade - a alegria de compartilhar” foi o tema da formação de pais ministrada pelo professor e preceptor da Unidade Bosque, João Paulo Cardoso. Ele falou sobre a competência que será trabalhada durante todo o mês de outubro no colégio, através do Programa Leader 100 de Desenvolvimento de Competências. E lembrou que existe algo na natureza humana que impulsiona o homem à solidariedade, desde o início dos tempos. “Um exemplo é a Parábola do Bom Samaritano, um testemunho de mais de 2 mil anos do louvor que se deve à pessoa solidária”, disse, lembrando da parábola citada no capítulo 10, versículos 25 a 37, do Evangelho de São Lucas. 

Ao falar da importância dos pais incentivarem a solidariedade nos filhos de todas as idades, João Paulo lembrou que ser solidário “aquece o coração”. “Nos sentimos assim porque somos pessoas e toda pessoa, por ser de natureza espirtual, se realiza quando se relaciona adequadamente com outras pessoas”, afirmou. “É a potência humana que capacita o homem a ajudar os outros”. 

O professor citou filmes e livro que podem servir como inspiração para trabalhar o tema, entre eles “O Príncipe Feliz”, escrito pelo irlandês de Oscar Wilde, falecido em 1900, e uma de suas poucas obras direcionadas às crianças. É a história do relacionamento de uma andorinha com a estátua de ouro de um príncipe que, após morrer e virar estátua, consegue ver toda a miséria de seu reino. A andorinha passa a ajudá-lo a ajudar as pessoas e o desenrolar da história mostra a potência da solidariedade para o coração.

Para assistir toda a formação e colocar em prática as dicas do professor João Paulo, clique aqui.