Notícias

Pablo González Blasco conta como o cinema pode inspirar pais a educar melhor

 

“Para passar da fase da informação para o conhecimento tem que ter sabedoria, reflexão e manter o foco”. Assim o educador, médico e doutor em medicina Pablo González Blasco define a importância da formação humana dos filhos, incentivando a análise e não apenas as informações prontas que vêm da internet. “As redes não dizem onde você quer chegar, a profusão de imagens pode mascarar a realidade e as incertezas que geram não compensam o excesso de informação”.
Ele veio a Curitiba especialmente para participar, como palestrante, do 9º Lideranças do Amanhã, evento promovido pelo Colégio do Bosque Mananciais em conjunto com a Associação de Pais. O tema foi Liderança na família - como o cinema pode te inspirar na educação dos filhos e Pablo, que é fundador da SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo - e autor de vários livros em que aborda temas de Medicina de Família, Humanismo e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes, falou, em sua palestra, sobre diversos filmes inspiradores para incentivar as virtudes e também o relacionamento saudável entre pais e filhos.”A vida é uma encruzilhada e não adianta consultar o google”, brincou o professor. “A verdadeira educação é facilitar as pessoas a encontrarem as suas respostas”. 
O evento foi mediado pelo diretor da Associação de Educação Personalizada (AEP), mantenedora do colégio, Agajan Der Bedrossian. 

Apaixonado por cinema desde criança, quando ia às matinês com o avô e o pai, Pablo descobriu nos filmes ferramentas eficazes para incentivar as pessoas à reflexão. Por isso, prefere não fazer uma “lista de filmes indicados” e sim publicar livros que analisam títulos e incentivam o público à reflexão. “Você quer educar seu filho ou seguir o script que você montou? Filme deve fazer com que as pessoas pensem. E, se o filho faz algo que você não tinha previsto -  isso é educação!”, destacou. “Os filmes devem promover o melhor nas pessoas”.
Durante o Lideranças, Pablo González Blasco mencionou vários títulos, analisando seu impacto sobre a vida das pessoas. Como Céu de Outubro, que menciona a relação de autoridade e superação entre pai e filho quando o pai quer definir a orientação vocacional do filho. Ou O Rei Leão, na parte em que Simba percebe sua verdadeira vocação e que mudanças podem ser boas, embora não sejam fáceis. Um filme recente, que fala muito da relação entre pai e filhas, autoridade, virtudes, superação, paciência resiliência, é o King Richards - criando campeãs, também abordado pelo professor.

Pablo González Blasco é autor de diversos filmes sobre formação humana através do cinema. O último deles, “Conversando com os Filmes”, é resultado de um processo reflexivo que utiliza o cinema como pista de decolagem para um mergulho pelas histórias contextualizado ao raciocínio de maneira clara e acessível. Para saber mais sobre o trabalho do professor, acesse: www.sobramfa.com.br