Notícias

Mananciais forma sua 1ª turma do Terceirão

 

     “Vocês são a certeza de que a fé e a esperança de formar bons jovens, boas mulheres não é só possível, agora também é real”. Essa frase da professora de história Stéfani Onesko, paraninfa da primeira turma do Terceirão da Unidade Mananciais, resume a alegria e a emoção que tomou conta de toda a Unidade Mananciais na noite da sexta-feira, 17 de dezembro, durante a formatura das alunas. “Agradeçam a Deus por todo esse tempo de luta, vitórias e conquistas. Pela oportunidade de terem tido ao seu lado tantos formadores incríveis e por aqueles que Ele escolheu para conduzí-las na vida, seus pais e familiares. Na minha mente vem a imagem dessas 5 meninas, os melhores diamantes já lapidados até aqui. Não teve uma só semana que toda essa equipe aqui comigo não sentamos em algum intervalo e refletimos a falta que vocês farão nesta instituição”, continuou Stéfani, falando sobre toda a equipe pedagógica que acompanhou as meninas durante os últimos anos. 

     Todo o ato acadêmico de colação de grau foi cercado por muito carinho. Entre as cinco alunas da turma, quatro são fundadoras e estão na Unidade Mananciais desde o 1º ano do Fundamental, e uma delas está desde o fundamental 2, então o vínculo entre as meninas é muito grande. “As amizades e o aprendizado que vocês levam daqui ficarão para sempre”, disse a diretora Ivone Patrão, que foi preceptora em diversas fases das formadas. Ivone fez a imposição das becas e, em uma quebra de protocolo, confirmando a importância da família em todo esse período de formação, foram os próprios familiares que entregaram os diplomas . 

     A psicóloga Lélia Cristina Melo, fundadora do Colégio e primeira diretora da Unidade Mananciais, foi escolhida patronesse da turma. Em um discurso emocionado, lembrou das alunas no início da vida escolar e entusiasmou-se com o caminho que elas percorreram até agora:  “Tudo era a primeira vez para as alunas, para as professoras e para mim, como diretora. De alguma maneira estávamos todas começando. Hoje, tenho certeza que a sociedade vai agradecer porque elas vão fazer a diferença por onde passarem. O que eu desejo para cada uma de vocês é uma vida cheia e sentido, é isso que vai fazer a diferença na felicidade pessoal de vocês”. A também fundadora do Colégio e vice presidente da Associação de Educação Personalizada (AEP), Rosicléia Polatti, falou da alegria de ver a primeira turma se formando em Mananciais. 

     Turma que criou muitos vínculos, desde o primeiro ano do Fundamental. “Mesmo tendo outras colegas indo e vindo, a gente sempre teve esse vínculo forte”, disse Carol, a oradora da turma. A vice diretora e coordenadora do Ensino Médio da Unidade, Teresa Cristina Perri, lembrou, durante seu discurso, muitas histórias que confirmam a importância desse vínculo entre as alunas e com as professoras que se formou e que será mantido para sempre, agora que elas viraram Alumni (sempre alunas!). 

 

     As alunas e suas famílias - Uma das alunas do Terceirão, a Maíra, foi a primeira matriculada em todo o Colégio. “No ato da matrícula da Maíra no Mananciais ainda não existia a sala de aula, biblioteca nem ginásio. Mas havia pessoas cujo brilho nos olhos, força de caráter e Amor pela Educação nos inspiraram a Fé no projeto da primeira escola single-sex do Paraná. Nossa Esperança se apoiava na seriedade dos empreendimentos de apostolado dos membros do Opus Dei. Hoje, a grandiosa estrutura do Colégio ainda não nos surpreende. Porque até hoje ainda são as pessoas, as famílias de colaboradores e de clientes, a razão de nossa Fé, de nossa Esperança e de nosso Amor pelo Colégio do Bosque Mananciais. Os ‘pais do Mananciais’ e os educadores da escola são parte da mulher maravilhosa que nossa Maíra se tornou. A matrícula 001, como semente em boa terra, encontrou chão fecundo e, nesse dia, frutificada em virtudes e valores, prova que é pelos frutos que se conhece a árvore”, disseram Josiane e Cleverson Ramos

     Já Rennata e Rodnei Rodrigues, que optaram por tranferir a primogênita Bárbara no 8º ano, comemoram a escolha acertada: “Ver nossa primeira filha concluir o EM, a primeira etapa de estudos da vida é uma emoção sem tamanho... porque os pais, pensam, planejam e querem o melhor para seus filhos, querem que eles cresçam, não somente nos estudos, mas como pessoas, bons seres humanos... e ter essa experiência é indescritível! É um misto de emoção, orgulho, confiança, realização, de fé... porque em especial a Bárbara nos ensinou muito quanto pais, seres humanos e filhos de Deus, que a vida é muito mais simples de ser vivida do que imaginamos! Estamos muito orgulhosos e agradecidos a Deus, ao Colégio e a todas as pessoas que passaram pela vida dela!

O agradecimento e a emoção também estão no coração de Ozana e Aléssio Nadalin, pais fundadores do Colégio e que viram agora sua caçula, Ana Helena, se formar: “Estar presente no encaminhamento do colégio, foi e é um grande orgulho. Obrigada”.   “É uma alegria ver Carol encerrando essa etapa da vida tão centrada e tomando em suas mãos a responsabilidade pelo seu futuro. O Colégio do Bosque Mananciais foi fundamental para a construção do seu caráter. Agradeço imensamente.”, disse Lucíola Mendonça, avó da Carol.

Jecylene e Ney Kloster, também pais fundadores, não contiveram a emoção ao ver a Ana Laura formada e já comemorando aprovação em vestibulares: “ Ver a minha filha hoje se formando no ensino médio é um sonho realizado, mais do que concluir esta fase  tão importante, mais do que já ter passado no vestibular é ver como o colégio influenciou na formação integral (inteligência,  vontade e afetividade) da minha filha,  como a parceria dos pais, professores e preceptores é um conceito que dá frutos  maravilhosos, tornando-os mais livres e felizes. E queremos agradecer a todos que se empenharam para que isso se realizasse”. 

A participação das famílias em todo o processo foi tão importante e é tão incentivada pelo Colégio que foram as próprias mães e a avó Lucíola que entregaram os diplomas à suas filhas. Tem emoção maior?

 

Abaixo, as formandas 2021 do Terceirão de Mananciais e um pouco do sentimento delas com o Colégio: 

 

Ana Helena Nadalin : “Muitas lembranças para guardar para sempre. Ensinar é compartlhar sua própria existência, obrigada a todas as professoras e à minha familia”. 

 

Ana Laura Pereira Kloster: “Nunca vou esquecer esse colégio! Afinal, foram 12 anos estudando no Mananciais! Eu agradeço do fundo do meu coração o trabalho investido em nós, alunas, em formação preceptorias, foco nos estudos, dedicação, virtudes... Não seria quem eu sou sem a escola e tudo que ela proporcionou para nós. Sou muito grata e levarei para vida cada aprendizado”.

 

Bárbara Scremin Rodrigues: “No início a ideia de estudar em um colégio só de meninas era muito diferente e um tanto esquisita, mas quando entrei me senti em casa parecia que conhecia as meninas a vida toda. O cuidado que a escola sempre teve comigo sem dúvida alguma ficará guardado para sempre, as professoras muito queridas, a direção acessível e as amizades construídas. Eu termino esse ciclo com muitas virtudes e aprendizados que me ajudarão nessa nova etapa que se inicia. Todo o ensino que tive foi responsável pelas minhas aprovações nas universidades e os ideais que levarei para frente. Sou grata ao colégio por proporcionar esses 5 anos inesquecíveis”. 

 

Carol Ramos Ribeiro Gonçalves de Mendonça; “Sou aluna do colégio desde o princípio e isso foi muito bom pra mim, me ajudou muito a crescer como uma boa estudante e como ser humano. O que vai ficar marcado em mim de todos esses anos é com certeza as amizades que eu consegui fazer aqui juntamente com o carinho e o trabalho dedicado de todas as professoras. Espero que outras pessoas tenham essa oportunidade de completar o ensino médio nesse colégio, tudo que aprendi aqui, vou usar pro resto da minha vida”.

 

Maíra Becker de Oliveira Ramos: “Foi graças ao colégio que essa fase escolar ficará marcada para sempre em mim. Eu aprendi a ser uma aluna, filha e pessoa melhor aqui, e a formação que só o Mananciais proporciona foi muito importante para me preparar para a vida toda. Claro que tenho muito a aprender, mas toda a base já foi dada de forma excelente. É muito bom ver o tanto que o colégio cresceu, pois toda criança que levar a sério tudo o que aprendeu aqui será uma pessoa maravilhosa no futuro, com certeza. 

* nas notícias relacionadas a essa matéria, duas trazem entrevista com as famílias fundadoras, partes da ação comemorativa aos 10 anos de fundação da instituição.