Notícias
Mostra Cultural tem coral, lançamento de livro e intercâmbio entre os alunos
Uma tarde de muita cultura em que os alunos do Fundamental I e II da Unidade Bosque apresentaram suas produções deste segundo semestre. Assim foi a Mostra Cultural 2021 da Unidade Bosque, que aconteceu na terça-feira, 30 de novembro, e contou com a participação dos familiares. “Na Cultura Clássica, trabalhamos com nossos alunos sempre esses quatro cs - Criatividade (que, inclusive, é a nossa competência do mês de novembro), Comunicação, Colaboração e pensamento Crítico (na linha socrática)”, explicou o diretor da Unidade Bosque, Luis Ernesto Marroquín. O coordenador pedagógico do 2º ao 7º ano, professor Wilson Xavier, apresentou o evento e falou da importância da criatividade para os alunos. "Eles aprendem a voar, a ampliar os horizontes".
Apresentações - Os alunos a partir do 5º ano apresentaram seus trabalhos. O 5º encantou os presentes declamando, de cor, as 12 primeiras estrofes do Clássico “Os Lusíadas”, de Luís de Camões. O 6º ano brindou os participantes com aulas sobre a história da Astronomia. “Foi gratificante ver como eles estavam preparados e por dentro do assunto”, disse Alessandra Falcão, mãe do Eric que, além de apresentar sobre o tema ainda participou do livro Contos do Bosque. O 7º ano contou a história do cinema, com direito até a alunos vestidos como personagens que marcaram época.
Além do 5º ano, o 2º também impressionou os presentes ao declamar três poemas, dois deles de cor.
Coral - As turmas do Fundamental I (2º ao 5º ano) fizeram a primeira apresentação oficial do Coral do Bosque, sob a regência do professor Diogo, de Música. Esbanjaram cultura e civilidade, com músicas sacras cantadas em latim (como Regina Caeli, Kyrie Eleyson e Adestes Fidelis), em português (Natal das Crianças) e músicas patriotas como o Hino da Bandeira do Paraná e Fibra de Heroi (letra de Barros Filho e música de César Guerra Peixe).
Livro - A primeira edição do livro Contos do Bosque foi lançada durante a Mostra Cultural, com tarde de autógrafos dos 16 alunos do Fundamental II e do Ensino Médio que participaram com contos e com ilustrações deste material. O projeto do Colégio é produzir todos os anos um livro, incentivando assim a leitura e produção literária dos alunos. A coordenação desse trabalho foi dos professores Rafael Duarte e Anderson Basi. “Um encanto e uma grande alegria para toda a nossa família poder participar deste momento”, disse Silvana Cardozo, mãe do Wiliam, do 8º ano. Os pais, as irmãs, a avó e a tia avó de William foram ao colégio prestigiar o lançamento do livro. Tia de aluno lê atenta a publicação
Confira o nome das produções e dos participantes:
-
Revolta canina (conto de William Cardozo, ilustrações de Davi Oliveira e Cauã Borba)
-
O novo morador da rua Stonks (conto e ilustração de Vicente Oliveira)
-
O mistério do assassinato no oeste americano (conto de João Paulo Arias e ilustrações de Pedro Schio e Daniel Oliveira)
-
O mastro de ouro (conto de Victor Vacilikiw, ilustrações de Vicente Oliveira e Henrique Strapasson)
-
O labirinto dos monstros (conto de Eric Falcão e Gabriel Wazen, ilustrações de Victor Hugo Rodrigues e Vicente Oliveira)
-
Músicos malucos (conto de Inácio Wildt, ilustrações de Samuel Freitas e Cauã Borba)
-
O bosque mágico (conto de Rafael Duarte, ilustrações de Lucas Pogere e Rafael Duarte)
O livro pode ser adquirido na recepção da Unidade Bosque e está disponível para empréstimo na biblioteca.