Notícias
Alunas de Curitiba chegam à semifinal do Concurso Geração Que Faz Bem, da Nestlè
Três alunas da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Mananciais do Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba, chegaram à semifinal do Concurso Geração Que Faz Bem, da Nestlè e que tem o objetivo de acelerar projetos de impacto social criado por jovens. O projeto Transgeneasy tem como objetivo auxiliar o consumidor na tomada de decisões sobre o uso de alimentos transgênicos e foi desenvolvido por Isabela Kucek, Isabella Macedo e Isabel Mazzarotto. O projeto ficou entre os finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC 2021) e chamou a atenção dos coordenadores do site Razões para Acreditar, que fizeram o convite para a participação no concurso da Nestlè.
As alunas observaram, através da análise de pesquisas, que falta informação de qualidade e que seja compreendida por todos sobre os transgênicos. Por isso, resolveram transformar o conhecimento científico em uma linguagem acessível criando um aplicativo chamado Transgeneasy. “Devido à importância das mídias digitais para propagação de conhecimento, resolvemos iniciar o desenvolvimento do aplicativo, tornando-o democrático”, explica Isabel que, com Isabela Kucek, é líder da equipe no concurso da Nestlè. Isabella Macedo, por não ter a idade mínima exigida para a participação (16 anos), atua na equipe como coorientadora.
“Chegar à final da FBJC e agora serem convidadas pelo Razões para Acreditar e irem até a semifinal do concurso da Nestlè são conquistas merecidas, pois elas estão empenhadas desde o ano passado no desenvolvimento desse aplicativo que vai, com certeza, fazer a diferença para a saúde de muitas pessoas”, diz a professora de Ciências Juliana Vidal, orientadora do projeto. O trabalho conta ainda com a orientação da professora Katia Olszewski, com o olhar da Geografia e da Sociologia no projeto. Para aprimorar a parte técnica do aplicativo, as alunas estão fazendo um curso técnico de programação..
Conheça AQUI o concurso “Geração que Faz Bem”.