Notícias
Muito conhecimento e convidados especiais na semana pedagógica
A Semana Pedagógica da Unidade Mananciais, que reuniu a equipe pedagógica entre os dias 19 e 30 de julho, trouxe muito conteúdo, conhecimento, formação humana e planejamento das ações da Educação Infantil ao Ensino Médio que acontecerão no segundo semestre.
Os temas foram trabalhados pelas próprias professoras e também por convidados. A professora Heloísa Arias abordou a importância da Educação Personalizada e da atuação da família e da escola na formação do caráter da pessoa. O método Quero Querer, de formação humana para as crianças até o 5º ano também foi tratado, assim como sua correta aplicação em sala de aula.
A Cultura Clássica, trabalhada no Colégio e tema da Mostra Cultura da Unidade Mananciais, que ocorrerá em outubro deste ano e será chamada "Mananciais das Letras", permeou muitas das apresentações e dos trabalhos. Foi assunto de uma ampla exposição, intitulada “Rumo à Cultura Clássica - panorama histórico de influências na educação brasileira” conduzida pelas professoras Stefani Olensko, Mariana Corção e Kátia Gomes. De forma clara e bem objetiva elas explicaram a importância da Cultura Clássica para educar pessoas Excelentes, ou seja, que possam dar o seu melhor para os outros e para o mundo. Uma análise histórica precisa da educação no Brasil desde a colonização pelos Jesuítas até os dias atuais foi feita para mostrar que a educação clássica é atemporal e deve ser trabalhada na pessoa desde o seu nascimento pela família e, ao longo dos anos, com o auxílio na escola e de toda a sua riqueza cultural. Resumindo, educar para o clássico é fomentar o imaginário dos alunos para desenvolver suas potencialidades e o potencial do bem. É educar para o engrandecimento humano, um dos grandes objetivos do colégio.
Os convidados trouxeram muita informação. A neuropsicóloga Priscila Chupil falou, no dia 20 de julho, sobre Dificuldades na Aprendizagem para as professoras do Fundamental I e a importância do trabalho pedagógico e das sondagens que o professor faz em sala de aula, como e quando fazer um encaminhamento clínico.
E o professor de matemática Sérgio Morselli fez uma exposição muito interessante sobre seu método de ensino para as professoras no dia 28. “As crianças precisam de ferramentas para resolver os problemas de forma criativa. Não deixar o aluno paralisar. Importa mais que ele tente que ele desista”, disse ele.
A volta às aulas das férias de julho promete trazer muito conhecimento e diversão para as turmas do Infantil ao Ensino Médio de Mananciais!