Notícias
Adrianna Abreu dá dicas práticas para desvendar os temperamentos
Assunto foi tema de aula do curso Pais Profissionais
16Set
2020
“Os temperamentos são o cavalo e o caráter é o cavaleiro”. Com essa comparação inusitada, a orientadora familiar e diretora do Colégio Porto Real, do Rio de Janeiro, Adrianna Abreu, definiu, de maneira prática e objetiva, a importância dos pais conhecerem o temperamento dos filhos para os auxiliarem a moldar o caráter aproveitando as qualidades dos temperamentos e procurando corrigir os defeitos. Ela foi a convidada especial do Colégio do Bosque Mananciais para ministrar a segunda aula do Módulo 2 do curso Pais Profissionais, pensado especialmente para pais de filhos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1 e discorreu, na webinar do dia 14 de setembro, sobre o tema Os 4 Temperamentos: Conhecer para Educar bem.
Durante a aula, a educadora demonstrou como conhecer a fundo o temperamento de cada um dos filhos influencia na eficácia da educação e no futuro deles. Utilizou exemplos práticos e gráficos com quadrantes que auxiliam as famílias a identificar as características de cada um: Temperamentos quentes ou frios, secos ou úmidos para definir as pessoas coléricas, sanguíneas , fleumáticas ou melancólicas. Explicou que, dentro de cada temperamento, há três tipos, por isso a importância de estudar o tema para poder identificar as características. O colérico, por exemplo, representado pelo elemento fogo, é quente mas com característica seca. Mas uma das duas definições - ‘quentura’ e ‘secura’ pode se sobrepor à outra, gerando aí duas derivações. Ainda, uma pessoa colérica (aquele expansivo, que fala, se sente bem nos ambientes, entre outras características) pode ter um “aporte” úmido, ou seja, pode ser uma pessoa que se preocupa com os outros e está atento aos relacionamentos.
Essas e muitas outras definições estão detalhadas na aula que está gravada no canal do youtube do colégio. Assista aqui e anote tudo!
Assessoria de Comunicação, 16/9/2020