Notícias
Pais atuam como formadores na virtude da Ordem
Vanessa Poletto e Igor Tonassi foram os convidados do Colégio em setembro
02Out
2020
A virtude da Ordem, tida como o “alicerce” de todas as demais, e trabalhada durante todo o mês de setembro no Colégio do Bosque Mananciais, foi abordada em duas formações em que os palestrantes convidados são pais de alunos da instituição. Igor Tonassi, membro do Instituto Brasileiro da Família (IBF) e pai de cinco filhos, participou do 1º webinar do mês, no dia 9 com o tema: “Como conquistar uma vida feliz”. Já Vanessa Poletto, orientadora familiar e mãe de quatro filhos, um deles recém-nascido, fechou o mês com a aula bônus que teve um assunto fundamental, em especial neste período de pandemia, em que a família está mais em casa: “Como gerir o lar de forma prática”.
Para os dois assuntos, os palestrantes frisaram que a Ordem norteia todas as demais virtudes, permitindo à pessoa uma vida plena e feliz. “Quando a gente vê um homem ordenado, ou uma mulher ordenada, a gente vê que a pessoa dá bons frutos, que consegue aproveitar melhor o tempo. Quando a pessoa está deordenada, ela vive apressada, como se o dia dela fosse menor do que o dos demais”, comentou Tonassi. Citando Santo Agostinho (“Guarda a Ordem, e a Ordem lhe guardará”), ele explicou que, a partir dessa virtude, vêm as demais, como a Fortaleza e a Temperança. E que cuidar da Ordem faz com que o ser humano, desde muito pequeno, desenvolva suas cinco dimensões: transcendente (sua relação com Deus), familiar, do trabalho, do descanso e da cultura, e social (“não podemos nos fechar na nossa família, temos que devolver à sociedade um pouco do que recebemos”).
Vanessa lembrou da importância do lar como um ambiente formativo, uma “sementeira de virtudes através da dinâmica da família”. Ela explicou que a falta de ordem é uma das razões de fundo da fragilidade das pessoas, apesar dos bons propósitos. “Um simples atraso ou um descuido que a gente tenha podem fazer murchar os mais belos propósitos para a vida”, comentou. Por isso, o lar é um excelente lugar para treinar a vontade para superar as inclinações pessoais, afinal, pede uma rotina, dentro dos aspecto da caridade e do amor, do serviço ao outro. “Tem que ter horário, método, mas tem a rotina boa e a má. O amor precisa de rotinas, mas há rotinas que atacam o amor. Uma rotina sem tempo é uma vida sem sentido. O que torna uma rotina má não é fazer as coisas de sempre, é fazer as coisas como sempre. O que é mais importante? Tudo arrumado do meu jeito ou meus filhos aprendendo as atividades do lar, adquirindo hábitos para virar virtudes?”, questionou Vanessa. Para tornar prática a ideia da rotina com ordem e amor na família, ela deu 15 dicas, entre elas: Cuidado com a pressa, faça tudo para criar memórias afetivas na cabeça da criança.
As palestras na íntegra de Igor Tonassi e de Vanessa Poletto, com todas as dicas, estão nos links abaixo, disponíveis no Canal do Youtube do Colégio.
Todo o programa de virtudes do Colégio do Bosque Mananciais é baseado na plataforma Leader100 de desenvolvimento de Competências e habilidades, um dos principais do mundo.