Notícias
Muita criatividade para manter o agito
Professor Tiago Cazon tem o desafio extra de manter a saúde física dos alunos
01Abr
2020
O isolamento social veio bem quando o professor de Educação Física da Unidade Bosque, Tiago Cazon, estava animado com o número de atividades que os meninos estavam desenvolvendo neste início de ano letivo: jogos tradicionais como futebol e basquete ganharam a companhia de outros como tênis e beisebol; o estacionamento do colégio já viraram uma animada pista de maratona para ao Fundamental I e as atividades extracurriculares comeram com tudo, oferecendo tanto atividades de desenvolvimento físico quanto mental, como teatro e super cérebro. Pois, de uma hora para outra, tudo isso parou, os alunos foram para suas casas, o colégio iniciou em tempo recorde as aulas através do Ensino à Distância (EAD) para seus alunos e Cazon, um dos primeiros funcionários do colégio, na casa desde a abertura, em 2010, teve que vencer um dos maiores desafios da sua carreira: manter os meninos se exercitando mesmo quando toda a situação - mundial, inclusive - parece incentivar o uso de telas e de redes sociais.
“Trabalhamos com a interação entre os meninos e com atividades práticas. Incentivá-los a movimentar-se sozinhos, ou com a companhia apenas dos pais e irmãos, foi um grande desafio”, afirma Cazon. Mas ele não deixou por menos. Começou utilizando as salas de aula virtuais para postar exercícios que deveriam ser feitos em um prazo determinado. Depois, pediu aos alunos que enviassem vídeos de suas atividades. Agora, depois do recesso, já planeja aulas conjuntas, via vídeo conferência. “Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor. Os exercícios físicos fazem toda a diferença para o desempenho intelectual dos alunos”, diz o professor.
Cazon se reinventou e criou toda uma grade diferente de aulas para as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão tendo que enfrentar, como a maioria dos pais e mães dos alunos, os desafios do home office. “Quando não são meus maiores - Alice, do 3º ano, e Joaquim, do Infantil V da Unidade Mananciais - que demandam atenção, é a bebê (Heloísa, de 9 meses) que precisa de colo, então sei bem o que os pais estão passando com trabalho e acompanhamento dos estudos dos filhos em casa”, afirma. Pouco mais de duas semanas do inicio da paralisação oficial das aulas em função do Coronavírus, Cazon comemora o sucesso da rotina tanto em casa quanto no trabalho, com os alunos dando feedbacks positivos quanto às aulas. E promete muitas novidades na volta do recesso, dia 23 de abri.
Através da história de Cazon, a Unidade Bosque homenageia e agradece todos os seus professores do Fundamental I ao Ensino Médio, os auxilires e toda a equipe que não está medindo esforços para deixar o Colégio perto dos alunos e alunas, mesmo que por meios virtuais. Obrigado!
Abaixo, fotos da equipe reunida com a Direção e Coordenação para definir as estratégias de ensino com os alunos no retorno do recesso, dia 23 de abril.
Assessoria de Comunicação, 4/4/2020