Notícias
EAD Mananciais atinge do Infantil ao Ensino Médio
Com o Ensino à Distância implementado em tempo recorde a rotina de estudos foi mantida
30Mar
2020
Em meio a todas as incertezas causadas pela pandemia do Coronavírus, a Unidade Mananciais enfrentou um desafio extra: incluir no Ensino à Distância (EAD) todos os alunos, desde o Infantil I até o Ensino Médio. E, pouco mais de uma semana após o início oficial das atividades, ainda há muito o que aprimorar mas muito mais a comemorar. “É muito bom ter um guia nesse tempo que ficamos confinados em casa. Ter uma rotina de atividades e estudo deixa nossos dias mais leves. E mantém a proximidade das crianças com seus amigos e professoras”, diz Elisa Vencato. Ela e marido, Luiz Gustavo, estão acompanhando de perto as atividades on line propostas pela escola e os filhos Júlia, do 3º ano, e Matheus, do Infantil V, estão empolgados. “A organização da escola em tão pouco tempo está excelente, os pais que ainda tem que se adaptar a essa nova rotina com todos em casa com suas atividades”, comenta Nathália Palhano Latuf, mãe das pequenas Helena, do 2º ano, e Catarina, do Infantil IV. Larissa Murakami conta que as filhas Beatriz, do 3º ano, e Heloísa Murakami Stern, do Infantil V, se adaptaram bem à nova rotina. “Até a Helô, que é do Infantil, está empolgada com as atividades propostas pelas professoras”, conta
Antes de lançar o EAD, na segunda-feira, dia 23 de março, os pais do Infantil receberam um guia com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em casa. Em seguida, na terça-feira, a diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão, explicou em um vídeo enviado por email para todos os pais da Unidade como estava funcionando a nova forma de trabalho e de estudo. “Nossos portões estão fechados, mas continuamos perto de todas as famílias, trabalhando remotamente e por telefone. Temos condições técnicas e de conteúdo para realizar as atividades on line e é uma grata satisfação ver o engajamento das nossas alunas do 2ºano ao Ensino Médio e dos alunos da Educação Infantil ao 1º ano”, afirma. Ivone lembra que uma das grandes vantagens das ferramentas utilizadas é que elas favorecem a interação social dos alunos, com acesso aos professores durante os horários das aulas e conversas com os colegas de turma através dos programas de mensagens. “Queremos que a rotina dos alunos seja o mais próximo possível da escola. As turmas do Fundamental e Médio devem procurar manter os mesmos horários de aula, orações, descanso, lanches. Para o Infantil, não haverá cobrança de participação nas aulas, mas é fundamental que as famílias entrem nas salas de aula e mostrem os vídeos que as professoras preparam para seguir o nosso Projeto Optmist”.
Toda a equipe de Mananciais está em reunião permanente para aprimorar a cada dia o EAD. E os pais entenderam que o desafio é de todos. “Estamos mais próximos dela e confesso que até aprendendo junto. Tinha coisas que eu nem lembrava mais, vimos outros vídeos para pesquisar e está muito produtivo. Só temos a agradecer esse empenho do colégio”, diz Aline Pietrobom, mãe da Eloise, do 4º ano. Além das tarefas do Colégio, Eloise está aproveitando o tempo se exercitar - jogando just dance e também participando das aulas com personal on line com os pais. Ainda tem momentos preciosos de leitura junto com o pai, Alexandre. “Estou amando”, conta Elô. “Está sendo uma forma de estudar e manter o foco no aprendizado, neste momento tão difícil da quarentena. E também a oportunidade de adquirir experiência nesta forma de trabalho que poderá ser utilizada no futuro profissional dela”, conta Janaína Farias Rossetto, mãe da Giovana, do 5º ano. “É diferente estudar assim", comenta a pequena, que está se adaptando bem à nova rotina.
Manter a rotina tanto dos encargos em casa quanto da escola foi uma das preocupações de Josiane e Cleverton Ramos, pais da Maíra, da 2ª série do EM, e da Letícia, do 7º ano. “Aqui em casa não deixamos os horários tão rígidos, como já são adolescentes sabem de suas responsabilidades. No primeiro dia quiseram fazer todas as atividades já pela manhã. Nos outros dias fizeram no decorrer do dia. No momento em que estão estudando tentamos fazer mais silêncio na casa, mas encargos que elas já tinham aqui, como arrumar a mesa para as refeições , lavar louça, arrumar a cama continuam com elas”, conta Josiane. Ela conta que as formações de pais que fazem parte do Projeto Educativo do Colégio acabaram sendo muito úteis agora. “Estávamos preparados”. Outro ponto positivo é a maior interação entre as irmãs, com a mais nova podendo tirar dúvidas com a mais velha. O pai, Cleverton, acrescenta: “Graças ao trabalho que a escola desenvolve com a formação humana, elas tem laboriosidade, responsabilidade e nesse tempo pudemos perceber o quão autônomas são nos estudos”.
Para Helena Lisboa, mãe da Sophia, do 5º ano, e da Elisa, do 3, “Além do estudo impecável o EAD também está possibilitando a interação entre as alunas nesse período de isolamento e esta sendo muito importante nesse sentido”. Ela e o marido, Josemar, estão acompanhando de perto o desenvolvimento escolar das filhas nesse período. Renata Scremin, a “profe Re”, tem um desafio duplo: como professora de Educação Física, tem que preparar aulas e propor desafios que permitam que as alunas se exercitem mesmo durante o confinamento. “A atividade física é fundamental para elas renderem bem nos estudos”, conta Renata. E, como mãe, está administrando com o marido Rodnei a rotina das filhas Barbara, da 2ª série do EM, e Beatriz, do 4º ano. “Estou achando bom, mas sinto falta das amigas. Mas tenho mais tempo livre do que antes”, diz Bia que, como a irmã, está ansiosa para voltar para o colégio mas está aproveitando da melhor forma possível esse período.
“O colégio como um todo está crescendo e aprendendo muito durante toda essa crise”, afirma a diretora Ivone Patrão.
O início de tudo: A pandemia do Coronavírus fez com que todos ficassem em casa e trouxe para os colégios um desafio a mais: como manter os alunos próximos da escola, mesmo sem a presença física? No Colégio do Bosque Mananciais, assim que começaram as notícias sobre o aumento do número de infectados no Brasil, foi montado um Comitê de Gerenciamento de Crise que começou a traçar as estratégias que seriam adotadas caso as aulas fossem suspensas. Quando foi emitido o decreto do Governo do Estado de aulas facultativas até o dia 19 de março e suspensão total a partir de 20 de março, a equipe da direção e da coordenação pedagógica intensificou o uso das mídias digitais disponíveis, fez reuniões e treinamento com os professores e professoras e decidiu pelas aulas on line, intensificando o uso as plataformas de aulas virtuais que já estavam disponíveis para os alunos (Google Classroom e Sistema Poliedro). Assim, em meio à crise, foi inaugurado o Ensino à Distância (EAD) do Colégio!
No vídeo enviado aos pais, a diretora Ivone Patrão conta como colégio e famílias se prepararam para enfrentar o desafio do coronavírus: