Notícias
Acantonamento do Fundamental II teve até declaração de Missão
Entre muitas brincadeiras e aventuras, alunas também analisaram o seu papel para a mudança do mundo
16Mar
2020
As alunas do 6º ao 8º ano da Unidade Mananciais fizeram do seu tradicional Acantonamento um período de muita diversão, interação e também análise sobre a sua missão e seu papel na transformação do mundo. “Foram momentos muito importantes de formação para nossas alunas. Trabalhamos o tema Felicidade como projeto de vida e elas puderam falar muito sobre doação aos outros, desde pequenas tarefas do dia a dia até uma grande missão de mudança do mundo”, explicou a professora Maria Cecília “Cissa” Kloster, coordenadora da atividade.
O Acantonamento do Fundamental II aconteceu entre a sexta-feira, 14, e o sábado, 15 de março e, dentro do seu tema da “Felicidade”, englobou formação, muita aventura, superação pessoal e até entrega do “Oscar”.
Para fazer a sua “Declaração de Missão”, cada aluna avaliou o porquê de estar aqui e qual é a sua missão. Elas avaliaram jovens que fizeram coisas importantes para a sociedade e, a partir das discussões e análises, reuniram-se em pequenos grupos para criar “personagens” com um histórico de vida que mereceria o Prêmio Nobel da Paz. Foram criados quatro personagens, cada um com atuações relevantes em várias áreas e o vencedor foi um rapaz que elas chamaram de Mohamed. Ele passou por situações bem adversas em função da imigração e, com isso, montou uma Organização Não Governamental (ONG) para acolher refugiados. “Foi o personagem escolhido porque elas desenvolveram para ele uma argumentação bem consistente, explicando a trajetória de vida e como venceu os obstáculos para deixar um legado para a humanidade”, explica Cissa.
O encontro contou ainda com caça moicana, com as pistas no escuro, provas e sequência de cores. Mesmo as menores, do 6º ano, que no início ficaram com medo do escuro, mostraram superação pessoal e participaram das provas até o fim. As meninas se divertiram com as professoras no jogo de mímica com palavras e na “mini baladinha” para gastar as energias antes de dormir. A manhã do sábado contou com futebol de salão e uma divertida corrida com água e sabão. As equipes formadas durante o acantonamento escolheram até um “grito de guerra” para marcar o seu time. “Foi muito divertido, corri muito e dei muita risada”, conta Maria Luíza Lima de Souza, do 8º ano.
Na semana anterior, o Acantonamento foi das alunas do 9º ano ao Ensino Médio. Ano que vem tem mais!
Assessoria de Comunicação, 16/3/2020