Notícias
Colégio é convidado para debater Educação na Gazeta do Povo
Evento reuniu pais e educadores. Ivone Patrão falou sobre a escolha da escola ideal
12Set
2019
A diretora do Colégio do Bosque Mananciais/Unidade Mananciais, Ivone Patrão, foi uma das convidadas para o Debate “Existe Escola Certa ou Errada?” realizado na manhã da quinta-feira, 12, e que reuniu na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba, cerca de 100 pais, mães e educadores. O debate contou com a mediação da jornalista Danielle Blaskievcz, responsável pela parte editorial do Guia de Matrículas 2019 - em que o colégio teve participação especial - e da psicopedagoga Laura Monte Serrat Barbosa.
Ivone focou na importância da participação da família na educação dos filhos. “A educação e a formação do caráter é responsabilidade primeira do pai e da mãe, por isso o nosso colégio define que a família deve estar no centro de todo o processo de ensino”, explicou. A educação personalizada, com sistema de preceptorias e o desenvolvimento de planos de melhora pessoal para cada aluno não apenas do ponto de vista acadêmico mas também do sócio-afetivo, esportivo e transcendente, foram mencionados no debate. A importância da tecnologia e do seu uso como aliada, com tempos programados e objetivos específicos, também foi enfocada. “Temos a tecnologia como aliada no uso das plataformas de inglês, vídeo aulas do sistema de ensino Poliedro e entendemos como grande aliada da educação desde que utilizada em momentos oportunos e não atrapalhe a convivência familiar”, explicou.
Os pais participantes do debate mostraram suas preocupações com o equilíbrio e demonstraram a importância da escola como aliada no processo de formação das famílias. “O que nos ajuda a dar equilíbrio para nossas filhas é saber que têm na escola, onde ficam em período integral, uma grande área de bosque para explorarem, o programa motor que prevê movimentação física todos os dias. Em casa, incentivamos que brinquem ou ajudem nas tarefas em vez de irem direto para as telas”, comentou a professora de Educação Física e empresária Nathália Palhano, mãe de duas meninas, de 4 e 6 anos.
Marcello Vasconcelos, que é pai do Colégio, apresentou no debate uma importante questão: como a escola deve incentivar a participação do pai nas atividades acadêmicas dos filhos. A psicopedagoga Laura Monte Serrat falou da presença fundamental do pai e não apenas da mãe nas atividades dos filhos. Essa participação é incentivada pelo Colégio do Bosque Mananciais desde a sua fundação. As famílias que matriculam seus filhos assinam um ideário, em que um dos itens é a participação da família (pai e mãe) nas reuniões de preceptoria e de formação humana. “E temos a alegria de ver que não apenas as mães, mas também os pais, fazem questão de acompanhar seus filhos e participar ativamente dos planos de melhoria definidos em conjunto pela família e a escola”, conta a diretora Ivone Patrão.
Após o evento, Ivone e os demais diretores do Colégio foram recepcionados pelo presidnete do Grupo Panaense de Comunicação, Guilherme Doring da Cunha Pereira, que os levou para conhecer as instalações da Gazeta do Povo enquanto dialogavam sobre a importância da iniciativas para elevar o debate público a respeito da educação.
Guilherme da Cunha Pereira (4º da esqu. para a dir) com os diretores do Colégio
Assessoria de Comunicação, 12/09/2019