Notícias
Colégio é o primeiro do país a implantar programa internacional de desenvolvimento de competências
Leader 100 prevê a integração família/escola para o crescimento do aluno em todas as dimensões
29Ago
2019
O Colégio do Bosque Mananciais é pioneiro no Brasil a implantar o Leader 100 - Programa para o desenvolvimento de hábitos e competências, referência em diversos países do mundo. Depois de uma ampla fase de estudos durante o 1º semestre, que contou inclusive com a visita ao Colégio do criador do programa, o educador Luis Brusa, o Leader 100 começou a ser aplicado já em agosto para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. “O Leader 100 é um programa de desenvolvimento de hábitos para crianças e jovens com base no trabalho sistemático de 25 competências, que fazem parte do programa: estudo, responsabilidade, honestidade, coerência, civismo, amizade, inteligência emocional. Cada uma dessas competências contém quatro hábitos, que são trabalhadas em casa e na escola de modo personalizado”, explica o diretor do Colégio, Roberto Abia Fernández.
O Leader 100 amplia o programa de Formação Humana do Colégio, que mantém as Virtudes para os alunos do 1º ao 4º ano do Fundamental e da Educação Infantil. A Formação é aplicada com os alunos na escola e pelos Casais Encarregados de Classe (CECs) com suas turmas, em uma reunião que deve ser realizada sempre na primeira semana do mês. Fotos de algumas das reuniões realizadas no mês passado ilustram essa matéria. Em agosto, por exemplo, a competência foi a Melhora Pessoal. Em setembro, será a Criatividade para o 5º ano em diante. A Virtude trabalhada para o 1º ao 4º ano foi a Justiça e, para a Educação Infantil, a Laboriosidade. Em setembro, será a Sinceridade para ambos.
Na Unidade Bosque, o coordenador do Leader 100 é o professor André Loeser, com o acompanhamento do diretor Paulo Henrique Neiva de Lima Júnior, e, na Unidade Mananciais, a diretora de formação, Izabel Lima, coordena o Leader 100, com o acompanhamento da diretora da Unidade, Ivone Patrão.
O programa - Criado na Polônia há nove anos pelo educador argentino Luis Brusa, o “Leader 100” já foi implementado em colégios de diversos países da Europa e das Américas, com ótimos resultados para a formação humana e pessoal dos alunos e, como consequência, para a vida acadêmica. “Toda a comunidade escolar (pais, professores, equipe e alunos) se beneficia desse programa, que incentiva os alunos a se tornarem pessoas melhores através da aquisição desses 100 hábitos”, destaca Ivone Patrão. Cada competência possui quatro hábitos, que derivam da competência trabalhada no período. Leader 100 = 100 hábitos.
A implantação do Leader 100 é um grande passo dentro do processo educativo do colégio de colocar a família no centro da educação e formar o indivíduo em todas as suas dimensões (física, acadêmica, transcendente, afetiva e social). O programa permite desenvolver hábitos e competências durante a vida escolar que serão fundamentais para o futuro pessoal e profissional dos alunos. Todo mês, os estudantes fazem uma autoavaliação sobre como estão em uma determinada competência e, então, definem um plano de ação. Além disso, a plataforma sugere ações concretas possíveis que eles podem fazer para desenvolver essa questão. Através da preceptoria os planos de ação de cada aluno se tornam mais concretos e eficazes, reforçando a motivação de modo individual. A mesma competência é trabalhada de maneira diferente de acordo com o nível acadêmico dos alunos.
Família - A escola é co-educadora, mas o protagonismo e responsabilidade da educação é dos pais e o Leader 100 os auxilia a trabalhar com ordem e sistematização. O objetivo é unir forças, isto é, que os alunos, os pais e os professores andem na mesma direção. O papel dos pais é motivar a mudança, dar a facilidade para que esse hábito possa tomar forma e servir de exemplo.
“É fundamental que os pais mergulhem no programa, pois traz conselhos muito bons, um pouco de autoavaliação sobre como eles estão se saindo como pais nesta ou naquela competência e 3 ou 4 ideias que podem ajudá-los. Os pais podem aproveitar todo o material que o Leader 100 traz, porque é uma ajuda concreta e eficaz para educar seus filhos. E a reunião com os CECs promove uma rica experiência sobre o assunto com as famílias”, destaca o professor Paulo Henrique, diretor da Unidade Bosque.
Para saber mais detalhes do Leader 100, clique no nosso site
Fotos de algumas das reuniões feitas pelos CECs com as famiias de Mananciais em agosto: