Notícias
Colégio sedia encontro sobre computadores dos anos 1980 e 1990
4ª MSX Curitiba empolga alunos e reúne fãs e colecionadores
08Abr
2019
O Colégio do Bosque Mananciais sediou, de sexta (5) a domingo (7), a 4ª edição do MSX Curitiba – evento que reuniu fãs e colecionadores do MSX, um dos computadores mais populares do mundo nos anos 1980 e início dos anos 1990, antes da popularização do computador pessoal (PC). “É uma grande reunião dos colecionadores, que trouxeram seu acervo e o público pode interagir e ver que uma das principais diversões antes da popularização da Internet era justamente a programação”, explica o idealizador do evento, Luciano Cadari, empresário da área de tecnologia da informação que cresceu utilizando os MSX. “Até hoje aplico conhecimentos o que adquiri utilizando esses computadores”.
Sucesso no Brasil e no mundo antes da popularização do PC, o MSX é um computador de 8-bit criado em parceria com Bill Gates antes da era Windows e produzido por diversos fabricantes. Foi fabricado até 1993 mas até hoje são desenvolvidos softwares e hardwares para ele. Os encontros dos aficionados acontecem desde o início dos anos 90 em todo o mundo e, em Curitiba, é o quarto ano consecutivo, primeiro realizado no Colégio.
“Nosso foco na disciplina de informática é justamente que os alunos aprendam a programação para saberem como produzir programas e jogos”, explica do diretor da Unidade Bosque, Paulo Henrique Neiva de Lima Júnior. “Sediar um evento assim, que mostra como funcionam esses computadores que foram o início de tudo o que utilizamos hoje, é importante”, completa o professor de informática, Marcelo Fregolão.
Na sexta, o evento foi aberto apenas para os alunos do Colégio, que fizeram visitas técnicas, por turmas, aos expositores. “Fiquei muito empolgado porque gosto de programação, mas não sabia como era antigamente”, diz o aluno Guilherme Tardelli, do 6º ano. Para Felipe Cintra Wistuba, do 2º ano, o mais interessante foi ver como eram os joguinhos. “Achei muito legal e consegui jogar direitinho no console”, disse. No sábado e domingo, o evento foi aberto ao público em geral, com entrada gratuita.
O evento - O MSX Curitiba trouxe exposições de MSX de vários fabricantes, como Gradiente, Sharp, Yamaha, Philips, Sony, Panasonic, Pioneer, Cássio, Philco entre outros. “Cada fabricante acrescentou ao MSX características específicas – a Pioneer, por exemplo, com os jogos, a Yamaha com a música”, conta Cadari que levou para a exposição até um computador com braço mecânico, do seu acervo pessoal. “O MSX é o mais versátil dos computadores”.
Visitantes utilizaram os computadores em exposição, inclusive os jogos. Souberam como era nos anos 1980 o mundo on-line antes da Internet, conheceram impressoras mecânicas, os primeiros digitalizadores de imagem e edição de vídeo, jogos em laser disk, teclado musical da Yamaha para MSX, braço mecânico educacional para MSX e a linguagens de programação da época.
Entre as personalidades do segmento presentes estava o desenvolvedor Paulo Peccin, que fez uma palestra no sábado sobre emulação MSX via web.
O evento contou com cobertura da imprensa especializada em informática e também de veículos como a Rede Record, as Rádios CBN e Banda B e o Jornal Bem Paraná.