Notícias

Banca da PUC PR avalia apresentação das alunas da Unidade Mananciais

Estudantes do 9º ano desenvolveram durante um mês e meio projeto para descontaminar o Rio Belém

03
Jul
2018

As alunas do 9º ano da Unidade Mananciais apresentaram na manhã da segunda-feira, 25 de junho, o resultado do trabalho que desenvolveram desde o mês de maio para analisar os micropoluentes do Rio Belém e consequente despoluição do Rio Belém. A ação foi a etapa final do Projeto de Educação Ambiental para o correto descarte de medicamentos desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e coordenado pela engenheira ambiental e mestranda do Nicole Santos Accioly Rodrigues da Costa e pelo professor Harry Alberto Bollmann. A apresentação foi feita por três equipes que utilizaram pôsteres para mostrar o resultado do trabalho e as consequências para o rio, para a fauna e flora aquática e para as pessoas do descarte de medicamentos em locais como vasos sanitários e pias. A análise dos trabalhos foi feita pela banca formada por Nicole, pelo professor Harry e pela coordenadora pedagógica da Unidade, Teresa Perri. “Trabalhamos desde 2015 na questão do micropoluentes aquáticos, em especial os fármacos, nos rios, e verificamos que a participação de alunos na conscientização da comunidade faz toda a diferença”, conta o professor.

Nas etapas de análises da fitotoxicidade da água coletada, as alunas perceberam maior quantidade de analgésicos, antibióticos e antidepressivos. Pesquisaram literatura sobre o assunto e descobriram consequências preocupantes, como uma pesquisa de 2014 realizada em rios do Canadá e dos Estados Unidos que mostrou que os antidepressivos descartados na rede de esgoto provocavam alterações na fase larval de girinos, em embriões de peixes e descolamento da estrutura dos caracóis. “Todo o projeto foi muito importante para entendermos como é sério esse assunto e incentivarmos as pessoas a não descartarem em locais errados seus medicamentos vencidos”, diz a aluna Fernanda Sophia Moraes Laroca.

As alunas coletaram medicamentos vencidos no colégio e distribuirão informativos para a comunidade sobre o correto descarte nas farmácias preparadas para receber esse tipo de material. Em agosto, o Colégio do Bosque Mananciais e outras duas instituições que participaram desse projeto farão a apresentação final na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR).

Esse trabalho faz parte de um projeto de cooperação internacional, denominado Water Environment Monitoring Science Initiative (WEMSI), que conta com a parceria da PUC PR, da Glasgow Caledonian University e da Universidade Federal do ABC, em São Paulo.

Desde o início do projeto, as alunas tiveram aulas teóricas com Nicole e participaram de diversas atividades práticas de monitoramento do Rio. Utilizaram o kit de monitoramento participativo da qualidade das águas de rios, analisaram os resultados, fizeram a coleta da água nas margens do rio e ainda realizaram análises físico-químicas no laboratório móvel da PUC, que foi até o colégio.

Sobre o descarte de medicamentos - O Paraná e sua capital possuem legislação própria relacionada à logística reversa de medicamentos. A lei estadual é de número 17.211, de 03 de julho de 2012, que está regulamentada pelo decreto n. 9213, de 23 de outubro de 2013. Já a municipal é a de número 13.978, de 30 de abril de 2012.

Apesar dessas leis já estarem em vigor, a maior parte da população ainda não entende a responsabilidade compartilhada, assim como muitas farmácias de Curitiba ainda não recebem os medicamentos. Dessa maneira, com a conscientização da população - que nesse caso, são os alunos – a intenção dos pesquisadores é disseminar a ideia, atuando, consequentemente no aumento da demanda dos resíduos coletados nas farmácias que já possuem o sistema, incentivando as farmácias que não possuem os totens de coleta dos medicamentos em desuso a entrarem no programa de logística reversa municipal.

Com 17 km de extensão, o Rio Belém possui nascente e foz localizadas dentro do município de Curitiba e é um dos mais importantes da cidade.

 

 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Colégio participa de projeto para despoluir o Rio Belém 05
Jun

Colégio participa de projeto para despoluir o Rio Belém

Na semana do Dia do Meio Ambiente será feita conscientização sobre descarte de medicamentos

 Alunas do 5º ano visitam Museu da Vida 25
Jun

Alunas do 5º ano visitam Museu da Vida

Ação faz parte do Projeto sobre Reprodução Humana que elas estão desenvolvendo

Equipe do Bosque Mananciais participa de evento sobre crescimento sustentável 20
Jun

Equipe do Bosque Mananciais participa de evento sobre crescimento sustentável

Encontro promovido pela Solar Colégios reuniu gestores de todas as instituições da rede

Ives Gandra Martins Filho participa de reunião de lideranças com nossos alunos 28
Mai

Ives Gandra Martins Filho participa de reunião de lideranças com nossos alunos

Estudantes de 11 a 16 anos levam ao Ministro do TST desafios que enfrentam como líderes