Notícias
Alunos desenvolvem programa para simular resultado da Copa
Projeto da disciplina de Algoritmo envolveu todo o Fundamental 2
15Jun
2018
Acompanhar os jogos desta Copa do Mundo da Fifa, que iniciou nesta quinta-feira (14) na Rússia, será muito mais interessante para os alunos do Fundamental 2 da Unidade Bosque que participam da disciplina de Algoritmo, coordenada pelo professor Marcos Fregolão. Eles desenvolveram durante todo o mês de maio um programa de computador que tem como objetivo final acertar o ganhador da Copa.
Com o nome de Copa 2018, todo o projeto foi desenvolvido em linguagem Python. “É uma linguagem nova e muito fácil de aprender e permite fazer análise de dados”, explica Fregolão. Um exemplo recente da utilização dessa linguagem é a análise recente do vazamento das informações do Facebook – tudo foi analisado e classificado utilizando Python.
O programa criado pelos alunos funciona tomando como base o ranking (score de pontos) das seleções junto à Fifa. Faz um palpite do ganhador e do perdedor baseando nesse ranking . A análise, que já começou, é feita nos oito grupos, gerando os possíveis jogos para as oitavas de final. Nas oitavas, é utilizado o mesmo método para determinar as quartas de final e assim por diante. Todo o acompanhamento é feito durante as aulas e alguns alunos levam trabalho para desenvolver em casa. Um deles, Horst Augusto Schulz Junior, do 9º ano, acaba de ser classificado para a Fase Estadual da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
A ideia de desenvolver o programa surgiu da necessidade de envolver os alunos em alguma aplicação “prática” do que estão aprendendo em aulas: algoritmos (série de ações encadeadas para atingir um objetivo), estrutura de dados (listas) e tomada de decisão.
Agora, todo o colégio tem torcida dupla nesta Copa: para o Brasil vencer e para o Copa2018 acertar o resultado!