Notícias
INFANTIL 2 desenvolve HABILIDADES SENSORIAIS
Turminha desenvolve coordenação motora e percepção sensorial
27Mar
2024
A turma do Infantil 2 da Unidade Mananciais participou de uma atividade sensorial encantadora, projetada para desenvolver a coordenação motora e a percepção sensorial das crianças. Utilizando uma variedade de materiais, incluindo bexigas com água congelada, algumas das quais continham pequenos brinquedos no interior, as crianças foram incentivadas a explorar diferentes sensações de uma maneira divertida e educativa.
A atividade começou com a distribuição das bexigas congeladas entre as crianças. As bexigas, transformadas em bolas de gelo, apresentavam diferentes cores e texturas, criando um cenário visualmente estimulante. Ao pegar as bexigas, as crianças foram imediatamente confrontadas com a sensação de frio. As professoras incentivaram as crianças a expressarem o que estavam sentindo, fazendo perguntas como: "Como é segurar essa bola de gelo?" e "O que vocês acham que tem dentro?"
As respostas foram variadas e cheias de entusiasmo. Algumas crianças descreveram a sensação de frio de forma simples, enquanto outras ficaram fascinadas com as cores vibrantes das bexigas. À medida que as bexigas começaram a derreter, revelando os brinquedinhos escondidos, a excitação aumentou. As crianças usaram suas mãos para explorar as texturas escorregadias e ouviram com curiosidade o som das pedrinhas de gelo batendo umas nas outras.
Esta atividade proporcionou uma rica experiência sensorial, permitindo que as crianças além de sentirem temperaturas diferentes, observassem mudanças de estado (do sólido para o líquido) e interagissem com os materiais de maneira lúdica. O ato de manipular as bexigas ajudou a aprimorar a coordenação motora fina, à medida que as crianças apertavam, seguravam e passavam as bolas de gelo umas para as outras.
A atividade também teve um componente social importante. As crianças trabalharam juntas, compartilhando suas descobertas e sensações com os colegas. Esse ambiente colaborativo promoveu habilidades de comunicação e interação social, essenciais para o desenvolvimento infantil.
Ao final da atividade, as professoras reuniram as crianças para uma discussão em grupo, onde cada uma pôde compartilhar o que mais gostou na experiência. As crianças saíram da atividade não apenas com um novo entendimento sobre cores, texturas, temperaturas e sons, mas também com um sentido de curiosidade e exploração reforçado.