Notícias
Projeto de alunas conquista prêmio internacional
Tema foi a eficácia do álcool 70% após aberto
30Set
2023
O projeto “Eficácia do álcool 70%, líquido e gel, após aberto”, das alunas da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Mananciais Beatriz. Dynkowski e Julia Gonçalves, conquistou dois prêmios na 5ª Fenadante (Feira de Ciência e Tecnologia das Nações), evento internacional que reúne estudantes de todo o mundo. A apresentação final dos trabalhos aconteceu de forma presencial na última semana de setembro, em São Paulo, e o evento de premiação aconteceu no sábado, dia 30.
Elas receberam o Prêmio Helena Bonciani Nader, ficando em 1º lugar na Categoria Destaque em Inovação. Na categoria Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, ficaram em 3º lugar. Além da medalha e do certificado, as alunas receberam uma credencial para a Feria Cientifica y Tecnologica Escolar em Assunção - Paraguai.
As jovens cientistas participam do Programa de Iniciação Científica da Unidade Mananciais, orientadas pela professora Juliana Vidal.
Para desenvolver seu projeto, elas levaram em consideração os questionamentos de muitas pessoas a respeito da eficácia do álcool gel 70% em eliminar totalmente os germes presentes nas mãos e em superfícies e resolveram analisar o comportamento da substância ao entrar em contato com as bactérias presentes no dia a dia. Os testes duraram 10 meses e foram iniciados após a pesquisa bibliográfica. A fase experimental contou com preparação de diferentes meios de cultura com gelatina e caldo de carne, ágar e caldo de carne e ágar sangue; coletas microbiológicas das mãos e superfícies através do método swab e análise microbiológica das colônias formadas onde foi aplicado o álcool.
“As placas referentes à aplicação do álcool em gel, apresentaram redução de sua eficácia ao longo do tempo, com crescimento significativo das colônias. Considera-se que esta pesquisa tenha relevância na contribuição de estudos sobre a saúde coletiva, pois muitas pessoas utilizam o álcool 70º como antissépticos com a finalidade de evitar contaminação com microrganismos patogênicos. Sendo assim, vale ressaltar que a higienização das mãos não deve ser feita de forma exclusiva com álcool em gel, podendo ser utilizado como um complemento para assepsia, priorizando sempre a lavagem das mãos com água e sabão”, concluíram as alunas.
A Feira - A 5ª Fenadante, organizada pelo Colégio Dante Alighieri, de São Paulo, aconteceu de 25 a 30 de setembro e teve pelo terceiro ano consecutivo caráter internacional. Foram selecionados 134 trabalhos de estudantes do 9º ano ao Terceirão de 18 estados brasileiros e de cinco países (Argentina, Chile, Paraguai, Peru e México).
Confira aqui o vídeo com o momento da premiação das alunas de Mananciais: