Notícias
Programa Conversas Completas auxilia pais a trabalharem a afetividade com os filhos
Dinâmica com os pais aponta como responder questionamentos de acordo com a faixa etária
24Ago
2022
O Programa Conversas Completas da Unidade Bosque já contabiliza vários encontros com os pais e dinâmicas que foram fundamentais para auxiliar as famílias a trabalharem em casa pontos relativos à afetividade e à sexualidade com a abordagem correta de acordo com a faixa etária. “A educação afetivo-sexual é importantíssima para uma vida feliz e faz parte do nosso programa de educação personalizada, que pretende a integração da pessoa em todas as suas dimensões (biológica, sócio afetiva, intelectual e transcendente)”, explica o professor André Loeser, coordenador de formação humana da Unidade Bosque. “É preciso potencializar a capacidade de amar desde a infância, pois educar é educar para o amor”.
O objetivo principal do programa é ajudar as famílias a se preparem para falar com seus filhos sobre o tema da afetividade, fomentando a reflexão e o diálogo entre pais e filhos. “Como eu amo essa escola que escolhi para meus filhos. Preocupação completa com o aluno e sua família (que vai junto para a sala de aula)”, disse a advogada Silvia Joras, mãe de um aluno do 9º ano e de uma aluna do 1º ano, sobre a formação Conversas Completas.
O Conversas Completas foi formado a partir do curso da Universidade de Navarra (Espanha) chamado “La educación de la afectividad: principios antropológicos y aplicaciones prácticas". Um grupo de estudo formado por pais e professores se preparou no tema entre março e junho de 2022, quando houve a implantação piloto do programa com os Casais Encarregados de Classe (CEC).
Em seguida, foram convidadas todas as famílias para participarem das reuniões, que contam com orientações e dinâmicas para trabalhar os assuntos com os filhos. Até agora, 50% dos pais da Unidade Bosque participaram das reuniões. Foram sete edições até agora. Caso você tenha perdido alguma, fique atento para os comunicados do colégio. Até o final do ano acontecerão mais três reuniões, uma para o Ensino Médio e duas “repescagens” para os pais que não puderam comparecer.