Notícias
Projeto Reading Academy conta com preceptoria acadêmica de literatura em inglês
Alunas do fundamental e do médio estudam obras clássicas e trabalham leitura e oratória
25Jul
2022
O projeto Reading Academy, de língua inglesa da Unidade Mananciais comemora os bons resultados do 1º semestre e volta às aulas com muito pique e novidade para s alunas. O objetivo é melhorar as habilidades de leitura em língua inglesa e apresentar às alunas obras clássicas da literatura em língua inglesa.Com isso, conta com preceptoria acadêmica de literatura em inglês, em uma importante estratégia do projeto educativo da educação personalizada.
No primeiro semestre, 21 alunas do Ensino Fundamental e do médio ingressaram no projeto. Elas têm preceptorias quinzenais na biblioteca (em inglês) para conversar sobre suas leituras, suas dificuldades e responder às suas dúvidas além de conversar sobre os temas oferecidos pelas obras.
As alunas do 4M1 e 5M1 estão lendo diferentes livros infantis disponíveis na
biblioteca, principalmente da coleção Little Golden Books. Durante os quinze dias de
intervalo entre as preceptorias, elas leem os livros buscando compreender a história e treinando a leitura em voz alta com seus pais. Nas preceptorias, elas recontam a história e falam sobre suas percepções da narrativa e seu aprendizado, não só em questões linguísticas mas também nos valores apresentados pela história.
As alunas do 6M1 e do 7M1 estão lendo livros mais complexos, partindo de
adaptações conhecidas como “Readers” (voltadas para estudantes em língua inglesa) até chegarem a obras originais de mais fácil compreensão. Durante o semestre, as leituras
delas foram:
Readers:
o Heidi – Johanna Spyri
o The Adventures of Tom Sawyer – Mark Twain
o The Adventures of Huckleberry Finn – Tom Sawyer
o The Hound of the Baskervilles – Sir Arthur Conan Doyle
o Robinson Crusoe – Daniel Defoe
Narrativas originais:
o The adventure of the Speckled Band – Sir Arthur Conan Doyle
o Little Women – Mary Louise Alcott.
o Fairy Tales from Hans Andersen.
Além de aprender estratégias de leitura e tirar dúvidas textuais e de vocabulário, elas comparam os personagens das diferentes histórias lidas, apontando para
suas virtudes, falam sobre sua experiência de leitura e tecem uma pequena interpretação da história conduzida pela preceptora. Nessas preceptorias, foram abordados temas como a amizade dos personagens principais, a importância de falar a verdade, a coragem e a determinação necessárias em situações adversas.
As alunas do 8M1 e 9M1 estão lendo histórias originais em inglês, escolhidas
por sua afinidade temática. A cada preceptoria são discutidos um ou dos capítulos dos livros escolhidos, ou um conto escolhido em unidade com a preceptora. No primeiro semestre, as obras lidas foram:
o Alice in Wonderland – Lewis Caroll
o The Happy Prince – Oscar Wilde
o The Jungle Book – Rudyard Kipling
o The Final Problem – Sir Arthur Conan Doyle
o Crime Never Pays – contos policiais de diferentes autores como Doyle,
Agatha Christie e Dorothy Sayers.
o Strange case of Dr. Jeckyll and Mr. Hyde – Robert Louis Stevenson
A experiência de ler em inglês está possibilitando para as alunas estratégias de leitura para compreender o vocabulário novo a partir do contexto, demonstrando grande interesse para compreender a história até seu fim. Partindo do seu gosto, elas estão
sendo inseridas nas leituras de clássicos que estão ajudando a construir um bom
repertório de formação literária e humana.