Notícias
Aluna do Ensino Médio recebe prêmio da Feira Brasileira de Jovens Cientistas
Projeto desenvolvido por Giovanna Bevilacqua vai diminuir o ruído dos equipamentos de pet shops
29Jun
2022
A aluna da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Mananciais Giovanna Bevilacqua acaba de conquistar um título inédito: seu projeto “Supressor de Ruídos para Sopradores em Petshop” foi premiado em duas categorias da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), um dos principais eventos do país na área científica direcionados a estudantes. Ela foi premiada nas categorias Destaque em Inovação e Ciências Agrárias, ficando em 3º lugar nesta. Além da medalha e do certificado, vai receber a assinatura anual da Mettzer, uma plataforma específica para desenvolver projetos acadêmicos.
O tema do projeto foi escolhido já pensando na sua profissão futura. Além do Ensino Médio, Giovanna também faz curso de auxiliar de veterinário, já sonha com a profissão de médica veterinária e planeja a pós graduação fora do país, especializando - se em pequenos animais, cardiologia ou neurologia. “Foi muito interessante porque o tema que a Giovanna escolheu para sua pesquisa, além de muito importante, já está dentro das áreas que ela pretende trabalhar profissionalmente”, conta a professora de ciências Juliana Vidal, coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Unidade Mananciais e orientadora da aluna.
Giovanna percebeu, em sua pesquisa, que muitos animais ao irem para banho e tosa em pet shops, têm comportamentos relacionados ao estresse, o que é muitas vezes acarretado pelo nível alto de ruído nesses ambientes. Um dos equipamentos utilizados no processo de higienização do animal é o soprador, eficaz na pré-secagem. “Um soprador de pet shop tem em média a potência de 1.400 W, podendo chegar a 3.500 W. Além do ruído ser prejudicial à saúde dos animais, pode afetar a saúde auditiva humana, por isso, é obrigatório que os trabalhadores da área utilizem protetores auriculares. Pensando nisso, este projeto de pesquisa propõe a criação de supressores de ruídos baseados na funcionalidade de silenciadores de armas de fogo, fazendo com que a frequência dos sopradores diminua e gerando um melhor conforto na audição animal”, conta Giovanna.
O projeto foi planejado para ser realizado em duas etapas: montagem do protótipo e testes físicos. As pesquisas continuam e a aluna já pensa em ampliar sua aplicabilidade para outros produtos que também geram ruídos altos como aspiradores e sopradores de folhas, assim também será uma solução favorável para pessoas que apresentam sensibilidade auditiva.
O projeto de Giovanna chegou à final da FBJC após avaliação criteriosa dos jurados baseados na defesa escrita e em vídeo feito por ela. Todos os finalistas participaram de uma reunião meet com os jurados da Feira no sábado, 25 de junho, quando foram anunciados os vencedores. Parabéns à Giovanna, nossa jovem cientista e futura médica veterinária!
Para saber mais sobre a FBJC e o projeto de Giovanna, clique AQUI.
Confira o post na página do Facebook do evento FEIRA BRASILEIRA DE JOVENS CIENTISTAS