Notícias
- Comunicação
- Notícias
- Muitas aventuras com as histórias do Pirata Zulmiro
Muitas aventuras com as histórias do Pirata Zulmiro
Escritor Marcos Juliano Ofenbock visita o colégio e conta essa história com piratas e tesouros
18Mai
2022
Os alunos do Ensino Fundamental da Unidade Bosque se empolgaram com uma história incrível de piratas e tesouros escondidos por séculos, narrada pelo pesquisador e escritor Marcos Juliano Ofenbock, autor do livro "A Verdadeira Ilha do Tesouro- As crônicas do Pirata Zulmiro". Marcos passou a manhã toda no Colégio, deu palestra, contou fatos curiosos sobre o último capitão pirata que viveu parte de sua vida e morreu em Curitiba, conversou com os alunos e deu muitos autógrafos nos seus livros. Ele investiga já há 18 anos essa fascinante história que traz as raízes curitibanas e que se passou muito próximo ao Colégio do Bosque Mananciais. Lançou o livro em 2019 e, em março deste ano, a saga de Zulmiro, um pirata irlandês que teria vivido em Curitiba e escondido um tesouro valioso, foram contadas no filme “O legado do Pirata Zulmiro”.
Segundo Marcos, que, além de escritor e pesquisador é também produtor e narrador do filme, Zulmiro teria nascido em 1799 em Cork, na Irlanda, com o nome de Francis Hodder, e morrido em Curitiba em 1889, sendo sepultado no Cemitério Municipal com o nome de João Francisco Inglez, aos 90 anos de idade.
Enquanto morava em Curitiba, onde hoje é o bairro do Pilarzinho, próximo ao colégio, Hodder teria sido visitado por um inglês chamado Edward Young, a quem contou toda a sua história. Anos mais tarde, depois da morte do ex-pirata, Young passou a publicar a história de Zulmiro em uma série de cartas ao Jornal do Brasil.
Filho de uma família nobre inglesa, Hodder teria fugido para a América após acidentalmente matar um oficial superior na Marinha Real Britânica, se tornando então parte da tripulação de um navio negreiro, se amotinando, e virando um pirata com nome de Zulmiro. Por volta de 1830, ele fugiu para Curitiba, onde viveu até a sua morte. Durante todos seus anos de pesquisa, Marcos reuniu muitos documentos que comprovariam a existência do personagem.
E a história do Pirata Zulmiro vem alcançando realizações ainda maiores: empresas como Amazon Prime, Netflix, Disney, Microsoft, Nintendo entre tantas outras mais, vem planejando conteúdos incríveis de entretenimento com base nessa história. E filme está no Youtube para assistir e conhecer um pouco mais sobre essa figura lendária.
Foram momentos de muita aventura e aprendizado, que mexeram com o imaginário dos alunos aventureiros!
Notícias relacionadas
Mai
Aluno do Colégio conquista vaga na Olimpíada Ibero Americana de Biologia
Para chegar lá, Breno concorreu com medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia
Mai
Nosso aluno destaque nacional em jiu jitsu
Vitória de Arthur confirma importância do plano de ação dentro da Educação Personalizada
Abr
Quaresma com ações de piedade para os alunos
Ao final do período, eles receberam bombons para celebrar o nascimento de Cristo