Notícias
“O professor tem que se preocupar com a vida inteira da pessoa”
Professor Formador foi o tema de concorrida palestra de JEB Malheiro no Colégio do Bosque Mananciais
21Jul
2021
Com uma didática extremamente eficaz e muito conteúdo sobre formação humana, o consultor João Eduardo Bastos Malheiro, o JEB Malheiro, doutor em Educação, diretor do Colégio Porto Real (RJ), professor da plataforma Brasil Paralelo e autor do curso Percurso 3.0, para pais e professores descobrirem seu potencial educativo, participou como palestrante durante toda a manhã desta quarta-feira (21) da Semana Pedagógica dos professores do Colégio do Bosque Mananciais. A palestra teve como tema Formar-se para ser Pessoa: Professor Formador e falou sobre a importância do educador conhecer a criança por completo, não se preocupando apenas com a sua formação acadêmica, mas sim com a sua vida inteira. “Temos que recuperar o conceito de pessoa para entender a finalidade da escola, de formar sujeitos felizes pela vida toda”, destacou.
Malheiro explicou que o fim último da escola não é apenas o bom resultado acadêmico. É formar pessoas humanas, ou seja, completas nas dimensões do corpo, da alma e do espírito, desenvolvendo em cada fase de seu crescimento as suas potencialidades na área da Inteligência (conhecer), Vontade (querer) e Afetividade (sentir). Esse é o princípio fundamental da pedagogia da Educação Personalizada adotada no Colégio do Bosque Mananciais e nos demais colégios da Rede Solar de Educação, como o Porto Real.
“O professor que tem o olhar individualizado para cada criança e trabalha com intencionalidade educativa vai colaborar, junto com a família, a fazer nascer no coração dessa criança a autoconsciência de ser pessoa única e irrepetível”, explicou. É nessa época, quando está no Ensino Médio, que desenvolve o espírito, a consciência da importância da sua criação por Deus e do seu papel no mundo, sabendo exercer com os valores e virtudes a sua liberdade. E que torna-se realmente pessoa humana, com as habilidades do corpo bem trabalhadas na educação infantil, da alma durante o Fundamental e, então, do espírito.
JEB Malheiro citou cinco pontos para trabalhar desde a primeira infância as crianças para que elas atinjam a vida adulta com amor e plena consciência da sua liberdade para fazer boas escolhas: 1) Fazer a criança pensar junto com o adulto, relacionar-se com os colegas, compartilhar, sair de si; 2) Combinar regras e metas; 3) Priorizar o estudo e enriquecer esse momento com atividades como música, artes, esportes; 4) Fomentar o silêncio para incentivar a concentração; e 5) Rezar com a criança na família e na escola.
O professor Malheiro acompanha as atividades do CBM desde o início e chegou a dar formações para os professores quando ainda era Escola do Bosque Mananciais. Em outubro do ano passado foi o convidado do webinar da Formação de Pais com o tema Solidariedade. E, dia 4 de agosto, conduzirá uma nova Formação de Pais pelo canal do youtube do colégio.
Para saber mais sobre o trabalho de Malheiro, acesse: www.jebmalheiro.com.br ou o pefil no instagram: @jebmalheiro.