Notícias
Em julho formação de pais trata sobre a Empatia
Além de explicar o conceito, palestrante dá dicas de livros e filmes sobre o assunto
08Jul
2021
A Formação de Pais do mês de julho aconteceu no dia 7 e tratou sobre a Competência Empatia. O webinar foi aberto pelos pais do Colégio Anamaria e Marcio Ruffini, representantes da Associação de Pais, foi apresentado pela diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão, e conduzido pela professora Mariana Corção. Doutora de história pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade de Lisboa, professora de história na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC -PR), coordenadora de formação humana, professora e preceptora de estudantes do Ensino Médio da Unidade Mananciais, Mariana falou sobre a importância da vontade para que a pessoa possa exercer a competência da empatia. “Temos que ter consciência da importância da empatia para criar conexão com os demais, exercer a empatia que fortalece o outro”, disse.
A professora lembrou que, muitas vezes, quando se pensa em empatia, lembra-se do afeto e que não é apenas ele que move essa competência. “A razão é fundamental para a empatia”, disse Mariana. Ela citou São Josemaría Escrivá, santo inspirador do Colégio do Bosque Mananciais, que em seu livro Caminho cita, no ponto 463, que “mais do que dar, a caridade está em compreender” e também o Papa Francisco que, em 2015, ao visitar órfãos, explicou que a empatia envolve os olhos limpos pelas lágrimas. “Muitas vezes, temos que vivenciar algo para conseguir entender o ponto de vista do outro, criar conexão com os demais”, falou a professora.
A tese de doutorado sobre o tema, escrita no início do século XX pela filósofa Edith Stein também foi citada como referência por Mariana, assim como o filme Professor Polvo, ganhador do Oscar 2021 de melhor documentário e que trata da amizade improvável de um cineasta com uma polvo fêmea. Toda a palestra de Mariana está disponível no link abaixo.