Notícias
Alunos do colégio entre os destaques em matemática do Paraná
Unidades Bosque e Mananciais representadas no POTI 2021
28Jul
2021
A edição 2021 dos Pólos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI)/Programa de Formação em Matemática Olímpica conta com a presença dos alunos do Colégio do Bosque Mananciais. Emilly Cavalheiro, do 9º ano da Unidade Mananciais, e os irmãos Breno e Miguel Taques Mussi Endres, da 1ª série do Ensino Médio e do 8º ano da Unidade Bosque, foram convidados a participar do treinamento realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), porque são medalhistas da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM).
O balanço do 1º semestre foi positivo. “Aprendi conteúdos interessantes e os professores explicam bem”, disse Miguel.. “Gosto muito do aprendizado e dos assuntos abordados”, comentou Emilly. Ela e Miguel foram medalhistas em 2019 da OPRM e participam do POTI desde o ano passado. Em função da pandemia, apenas a aula inaugural de 2020 foi presencial, no Centro Politécnico da UFPR. “Preferia que fosse presencial, mas está dando para aprender bem on-line também”, afirmou Miguel.
Breno está no seu terceiro ano do POTI e chegou a fazer um ano todo (2019) de aulas no Politécnico. “Ótimos professores e conteúdos que auxiliam tanto no colégio, quanto na preparação para as olimpíadas de matemática”, diz o aluno que, por ter sido medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), também foi convidado a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) e, pelo segundo ano, faz os dois cursos. As aulas do POTI e do PIC acontecem aos sábados, durante toda a manhã.
O professor Marcos Kondageski, coordenador do POTI/UFPR explica que a proposta do projeto é reunir num só espaço os alunos mais talentosos em matemática, criando um ambiente cooperativo de estímulo ao desenvolvimento intelectual. “O propósito principal do POTI é conduzir os alunos a alcançarem excelência intelectual, através de desafios matemáticos e lógicos. Pretendemos acima de tudo criar um espaço onde alunos talentosos e interessados fortaleçam-se, tornem-se ainda melhores e mais competentes”, contou.
Outra grande vantagem do programa é o intercâmbio entre os alunos. "Queremos também que tal excelência seja adquirida pela cooperação e diálogo, e um grande diferencial do programa é o de permitir o intercâmbio entre alunos de diferentes escolas. Isso proporciona um diálogo diverso e criativo, na medida em que os alunos trazem diferentes soluções aos desafios propostos - soluções muitas vezes completamente inesperadas para nós professores", completou Kondageski.”Os alunos podem conhecer a universidade e, na medida do possível, ter uma noção sobre a matemática universitária. Eles também têm a oportunidade de estudar alguns conteúdos não vistos na escola, ou re-estudar aqueles já vistos, mas agora sob uma outra perspectiva”.
Sobre o POTI - O programa POTI/TOPMAT da UFPR prepara os estudantes para competições como as Olimpíadas Brasileira e Paranaense de Matemática. É voltado para alunos do Fundamental II (sexto ao nono ano) e Ensino Médio, de escolas públicas ou particulares. Os estudantes participam de aulas dinâmicas e são desafiados com problemas matemáticos curiosos e divertidos. Também há atividades extras, como seminários, gincanas e jogos matemáticos.