Artigos
Dica de Leitura - DAVID COPPERFIELD, de Charles Dickens
Obra do mês de janeiro de 2023 escolhida pela nossa bibliotecária Elidária Rocha
01Fev
2023
ARTIGO: David Copperfield, de Charles Dickens
“[…] Tão verdadeiros são esses sentimentos no presente que agora só posso fazer ao leitor mais uma confidência. De todos os meus livros, este é o de que gosto mais. É fácil acreditar que sou pai afetuoso de todos os filhos de minha fantasia, e que ninguém jamais amará essa família mais do que eu. Mas, assim como muitos pais afetuosos, tenho no fundo do meu coração um filho predileto. E seu nome é DAVID COPPERFIELD.”
(Charles Dickens)
Esse é um trecho do prefácio escrito pelo próprio Dickens para a obra que, mesmo sendo “filha do meio” - já que o autor ainda escreve outros 7 romances após David Copperfield -, é fruto já da sua maturidade literária.
David Copperfield, narrado em primeira pessoa, é um exímio romance de formação que fará com que, em pouco tempo, você considere David como um amigo que você acompanha de perto e torce pelas suas conquistas. Não é um livro para ser lido rapidamente - e eu não estou falando da quantidade de páginas, como você pode pensar assim que se deparar com o calhamaço - mas, sim, porque é um livro pra ser vivido junto com o personagem, lendo com aquela mesma calma que devemos dedicar aos nossos amigos quando decidem nos confiar suas vivências.
Início de ano é um período em que muitos costumam organizar suas listas e metas de leituras. Fica aqui essa obra como uma dica de “leitura marginal” (CALMA, eu explico) é uma leitura paralela para ser feita ao longo do ano, concomitantemente à sua lista já programada - caso tenha uma.
Elidária Rocha
Bibliotecária do Colégio do Bosque Mananciais
Formada em Biblioteconomia e Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Para saber mais sobre o acervo da nossa biblioteca converse com a Eli pelo biblioteca@bosquemananciais.org.br