Notícias

Aluno do colégio recebe medalha de ouro da OBMEP

Premiação é dia 8 de julho em Salvador. É o único ouro do Paraná no nível 1

29
Jun
2019

       

 

O Colégio do Bosque Mananciais vai estar representado na segunda-feira, 8 de julho, na Cerimônia Nacional de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) 2018. O evento acontece em Salvador (BA) e vai premiar os 575 medalhistas que receberam o prêmio máximo (ouro) entre 18,2 milhões de participantes. 

A medalha de ouro para o Colégio foi conquistada pelo aluno Breno Taques Mussi Endres. Hoje no 8º ano, na OBMEP 2018 ele, aos 12 anos, foi o único estudante de escola particular do Paraná a ganhar medalha de ouro no nível 1 (6º e 7º anos). As provas contaram com mais 18,2 milhões de participantes do Ensino Fundamental II e Médio de todo o país

Do total de alunos que realizaram as provas da OBMEP, 425 mil vieram de escolas particulares. Apenas 25 alunos de cada nível (I – 6º e 7º anos, II – 8º e 9º anos e III – Ensino Médio) conseguiram medalhas de ouro. Para os estudantes de escolas públicas, o número de medalhas distribuídas é maior – 100 para cada nível. No nível 1, do qual Breno participou, foram inscritos, no total, 5.742.167 alunos no Brasil (escolas públicas e privadas). Desses, 149.438 vieram de escolas privadas. Ou seja, para cada uma das 25 vagas para medalhas de ouro havia quase 5.978 concorrentes.

Essa foi a 14ª edição da Olimpíada, um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A cerimônia de premiação terá a presença dos ministros da Educação (MEC), Abraham Weintraub, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes; do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e do coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.

Sobre essa edição da OBMEP - Em sua 14ª edição, a OBMEP reuniu concorrentes de 54.498 instituições de ensino públicas e privadas, de 99,4% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 952.782 foram classificados para a segunda fase da competição.

 

Além das 575 medalhas de ouro a serem entregues na cerimônia para alunos de escolas públicas e privadas, 6,9 mil alunos foram premiados com prata ou bronze e 46,6 mil receberam menção honrosa. Ganhadores de medalhas garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

 

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP foi criada em 2005 pelo IMPA e tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

 

Assessoria de Comunicação, 29/6/2019

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Bosque Mananciais conquista 2º lugar na classificação geral do Enem na rede particular de Curitiba 24
Jun

Bosque Mananciais conquista 2º lugar na classificação geral do Enem na rede particular de Curitiba

Esta foi a primeira participação dos alunos do colégio nas provas

Simulado do Poliedro mostra destaques da Unidade Bosque 12
Jun

Simulado do Poliedro mostra destaques da Unidade Bosque

Entre mais de 17 mil alunos, 21 estão entre os melhores. 6º ano fica em 6º lugar geral

Alunos do Bosque vão ao Museu Paranaense 09
Mai

Alunos do Bosque vão ao Museu Paranaense

4º e 5º anos conheceram a instituição e o Paraná desde a pré-história

Aluno do colégio traz para o Paraná medalha de ouro em olimpíada nacional de matemática 05
Dez

Aluno do colégio traz para o Paraná medalha de ouro em olimpíada nacional de matemática

Foram mais de 18,2 milhões de participantes. É a única medalha de ouro do estado no seu nível