Notícias

Unidade Mananciais traz consultora da ONU para palestrar sobre Educação e Desenvolvimento Sustentável

Amanda Amaral, de 21 anos, foi uma das responsáveis pela criação do Dia Internacional da Educação

15
Mar
2019

  

   As alunas da Unidade Mananciais (na foto, algumas alunas do Ensino Médio) do Colégio do Bosque Mananciais e toda a comunidade curitibana terão uma oportunidade inédita no Brasil nesta terça-feira (19): participar de um encontro com a estudante brasileira Amanda Amaral (na foto durante seu discurso na ONU), uma das responsáveis pela criação, em dezembro do ano passado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), do Dia Mundial da Educação, celebrado pela primeira vez em 24 de janeiro. Amanda chega a Curitiba no final da manhã, participa de uma roda de conversa com as turmas do 9º ano e da 1ª série do Ensino Médio e, na sequência, no próprio auditório da Unidade, dará uma palestra aberta ao público sobre “A importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”. A atividade faz parte das comemorações do Mês da Mulher.

Aos 21 anos, Amanda está concluindo a graduação dupla em Economia e Economia Política Internacional, com foco em Comunicação, na Fordham College Lincoln Center, em New York (EUA), e é diretora da Collegiate Congress, uma Organização Não Governamental (ONG) que advoga por direitos estudantis e desenvolvimento sustentável com foco em Educação global de qualidade, igualdade de gênero e formação de parceria entre diferentes setores para o desenvolvimento sustentável. Foi representando essa entidade que Amanda discursou durante a Assembleia Geral da ONU realizada no dia 30 de novembro de 2018, nos Estados Unidos, e que culminou que a criação do Dia Mundial da Educação.

 

“Fizemos questão de trazer a Amanda para conversar com nossas alunas porque a sua trajetória pessoal é uma grande inspiração. Muito jovem, ela já tem um currículo que inclui ações que farão a diferença para o mundo e tem um perfil muito claro de liderança”, explica a diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão. “Queremos inspirar alunas a formar-se bem tanto do ponto de vista acadêmico como humano para empreender, buscar soluções para problemas da sociedade, liderar pessoas de forma positiva, além de estimular a fluência no inglês, a adesão ao High School e a programas de intercâmbio”.

 

O encontro com as alunas acontecerá às 13h e, na sequência, Amanda proferirá a palestra aberta ao público que terá como focos: a valorização do acesso ao estudo, o aproveitamento das oportunidades e o conhecimento como meio de abertura de portas para o desenvolvimento sustentável local.

PAUTA:

COLÉGIO DO BOSQUE MANANCIAIS TRAZ AMANDA AMARAL – CONSULTORA DA ONU - PARA FALAR SOBRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM CURITIBA

DATA: Terça-feira, 19 de março de 2019

Horário – conversa com as alunas: 13h

Palestra aberta ao público:  14h – 15h

LOCAL: Unidade Mananciais – Auditório – Rua João Guariza, 535

Inscrições – www.bosquemananciais.org.br

Vagas limitadas.

 

Sobre o Dia Mundial da Educação – A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em dezembro passado, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. A meta é assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. Segundo a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos, ao longo da vida, os países não conseguirão travar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás. Hoje, segundo o órgão, há cerca de 262 milhões de crianças e jovens que não frequentam a escola.

 

Amanda Amaral, currículo

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • COLLEGIATE CONGRESS | COLLEGIATE INTERNATIONALS (New York, NY) Diretora, Collegiate Internationals Escritorio em Nova Iorque, desde agosto 2018

Funções:

Solidificar o estabelecimento e aprimorar o trabalho da Collegiate Internationals (CI), uma das principais organizações de defesa dos estudantes em NY:

Gestao de comunicação e relaçōes entre CI, Estados Membros das Nações Unidas e universidades dos EUA.

Consultoria  para a Proposta de Resolução da Assembleia Geral da ONU para a observação do Dia Internacional da Educação.

Organização de conferências, recepções e fóruns diplomáticos para estudantes e embaixadores na ONU e universidades.

 

  • FOUNDATION FOR THE SUPPORT OF THE UN (IMPACT Leadership 21/ FSUN / ECOSOC) (New York, NY) Diretora de Conferência | Associada de Pesquisa e Relaçōes Públicas desde junho de 2018

Funções:

Assistir na organização, realização e coordenação de conferências e recepções nas Nações Unidas com os países membros da ONU.

Recrutar, treinar e liderar uma equipe de 25 voluntários.

Gerenciamento de logística de eventos, relacionamento com clientes e registro de eventos - incluindo

embaixadores e líderes mundiais.

Condução de pesquisas direcionadas e criação de relatórios sobre diferentes tópicos, desde sustentabilidade a crises humanitárias.

 

- GLOBAL TRANSITION SOCIETY (New York, NY), Fundadora e Presidente da Sociedade de Alunos Internacionais de Fordham, desde 2016

Funções:

Planejamento e organização de eventos e workshops para estudantes internacionais, atuando como elo entre a escola e os alunos:

Gerenciamento das plataformas de mídia social da Sociedade e marketing dos eventos no campus e nas mídias sociais.

Divulgacao para oradores convidados, organizações internacionais e outras organizações no campus para colaboracao.

Reserva de espaços de evento e organização de refeiçōes de diferentes cozinhas do mundo para 50-100 alunos.

 

Outras:

PROGRAMA DE ORIENTACAO GLOBAL TRANSITION (New York, NY),

Coordenadora estudantil para o programa de recepcao e orientacao de novos alunos internacionais em Fordham. Julho 2018 – Novembro 2018

 

- FOUNDATION FOR THE SUPPORT OF THE UN (IMPACT Leadership 21/ FSUN / ECOSOC) (New York, NY) Estagiária de Eventos e Conferências, Setembro 2017 – Maio 2018

BIREME / ORGANIZACAO PANAMERICANA DE SAUDE / ORGANIZACAO MUNDIAL DA SAUDE

(São Paulo, Brasil) Estágio no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Junho 2016 - Agosto 2016

 

FORMAÇÃO

FORDHAM UNIVERSITY, Fordham College

Lincoln Center, Turma de 2019 (New York, NY)

DUPLO BACHARELADO: Economia &

Economia Política Internacional

CONCENTRAÇÃO: Comunicação

ENTIDADES E SOCIEDADES: Omicron Delta

Epsilon (Sociedade Internacional de Honra de

Economia); Modelo Naçōes Unidas, Governo

Estudantil, Sociedade Global Transition

IDIOMAS

INGLÊS (fluente), PORTUGUÊS (nativo),

ESPANHOL (intermediário).

PROGRAMAS DE VERÃO

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA DAS

NACŌES UNIDAS (UNITAR), Programa de

Relacōes Internacionais e Diplomacia Global

(2018); FORDHAM UNIVERSITY, Estatistica |

Ciencias Naturais (2017); HARVARD

UNIVERSITY, Microeconomia | Economia

Ambiental (2015); STANFORD UNIVERSITY

SCHOOL OF MEDICINE, Estagio Cirurgico (2014);

UNIVERSITY OF CALIFORNIA SANTA BARBARA,

Lideranca | Biologia (2013); TAFT SCHOOL,

Literatura | Biologia | Psicologia (2012); PHILLIPS

ACADEMY ANDOVER, Escrita Critativa | Estudos

Midiaticos (2011); TABOR ACADEMY, Ingles |

Discurso | Fotografia (2010).

PRÊMIOS RECEBIDOS

Modelo ONU Premio de Delegacao - UC Los

Angeles LAMUN XIII) (2018) and New York

University (NYUMUNC VIII) (2017); Certificada

em lideranca em Fordham (2017); Premio

“Construindo a Nacao” pelo Instituto de

Cidadania do Brasil (2011-2012); Destaque

Mackenzista (2010-2012).

 

Participantes da Assembleia Geral da ONU e Amanda no telão ao término do seu discurso em prol da Educação e Sustentabilidade

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Colégio traz palestrante internacional para o Lideranças do Amanhã 12
Mar

Colégio traz palestrante internacional para o Lideranças do Amanhã

Luis Brusa vem da Polônia para falar como desenvolver hábitos, virtudes e competências nos filhos

Alunas do Fundamental I criam salas temáticas 27
Fev

Alunas do Fundamental I criam salas temáticas

Professoras coordenam a decoração que foca nas virtudes que devem estar presentes durante todo o ano

Em Março, todo o colégio trabalha a virtude da Fortaleza 01
Mar

Em Março, todo o colégio trabalha a virtude da Fortaleza

Projeto Virtudes toma conta do colégio

Alunas do 9º ano e do Ensino Médio visitam Museu do Holocausto 01
Mar

Alunas do 9º ano e do Ensino Médio visitam Museu do Holocausto

Elas puderam conhecer as memórias dos judeus que sobreviveram à 2ª Guerra Mundial