Notícias

Concerto de Siviero com Orquestra do Teatro Nacional emociona curitibanos

Evento promovido pelo Colégio do Bosque Mananciais lotou o Teatro Guaíra

08
Dez
2017

O melhor da música erudita aliada a muita emoção. Assim foi a noite da quinta-feira, 7 de dezembro, para as cerca de 2 mil pessoas que lotaram o Teatro Guaíra, em Curitiba, para ouvir o Concerto Hollywood Soundtrack. O evento trouxe para a cidade Alvaro Siviero, um dos pianistas clássicos mais conceituados do mundo e, pela primeira vez, a Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília, sob a regência do maestro Cláudio Cohen. O público foi brindado com interpretações de clássicos do cinema mundial, como obras de Johann Strauss, Maurice Ravel, John Williams, Ennio Morricone e com a interpretação primorosa, com Alvaro ao piano e a orquestra, do Concerto nº 2 em Dó Menor, opus 18, do compositor russo Sergei Rachmaninoff.

O Concerto, foi viabilizado pela Artesalis Arte e Cultura através da Lei Rouanet, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Colégio do Bosque Mananciais e contou com a parceria de diversas empresas. “É uma alegria sem tamanho perceber, a cada visita a esta cidade, a evolução neste colégio que prioriza a família e as virtudes dos seus alunos”, ressaltou Siviero que, no dia anterior à apresentação, visitou a escola e conversou com os alunos. O maestro Cláudio Cohen destacou a importância do ensino da música clássica no colégio desde a Educação Infantil. “Através da música, as crianças desenvolvem diversas inteligências”, afirmou. “Fico muito feliz em saber que em Curitiba há uma instituição que valoriza o ensino da música clássica e também todas as virtudes para seus alunos”.

A apresentação foi particularmente emocionante para um grupo de 43 pessoas que foram pela primeira vez ao Teatro Guaíra. São 15 alunos e familiares que frequentam o Instituto Forja, localizado no Campo de Santana, na região sul de Curitiba e que atende meninos de 9 a 13 anos no contraturno escolar. Eles participaram do evento a convite do Colégio do Bosque Mananciais. “Nossos alunos visitam há muito tempo o Forja e sabemos da importância do trabalho do instituto para as crianças da comunidade”, ressalta o diretor da Unidade Bosque, Paulo Henrique Neiva de Lima.

“A experiência de assistir a orquestra foi maravilhosa, para nós e para as crianças, que aprendem que com estudo e formação existem outras opções de vida”, diz Sandra Mara Schimitt, mãe do Nelson, de 9 anos, aluno do Forja. “A música clássica contribui para o rendimento escolar deles, como outras novidades do Forja que já trouxe para eles o inglês e o espanhol”. Para André Henrique Farias, de 11 anos, a experiência com o Concerto ficará marcada para sempre. “Achei tudo muito legal, não esperava que uma orquestra precisasse de tantas pessoas para tocar”, disse. “Na hora que o pianista entrou fiquei encantado”.  Fundado há nove anos, o Forja atende, através do Centro Educacional Técnico Rio Bonito, meninos de famílias carentes no contraturno escolar. Lá, eles recebem aulas de educação física, inglês, espanhol, informática, meio ambiente e virtudes humanas. Para o próximo ano, a novidade são as aulas de robótica. A turma do projeto Forja foi saudada por Alvaro Siviero: “Estou muito feliz por contar com a presença de vocês aqui”, disse o artista durante sua apresentação. 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Alunos de projeto beneficente vão a Concerto no Guaíra pela primeira vez 05
Dez

Alunos de projeto beneficente vão a Concerto no Guaíra pela primeira vez

Famílias do Instituto Forja assistirão o pianista Alvaro Siviero e a Orquestra Nacional de Brasília

É hoje o Concerto Hollywood Soundtrack! 07
Dez

É hoje o Concerto Hollywood Soundtrack!

Alvaro Siviero e a Orquestra do Teatro Nacional interpretam as mais famosas canções do cinema

Alunos fazem avaliação para o diploma espanhol DELE 24
Nov

Alunos fazem avaliação para o diploma espanhol DELE

Instrumento atesta proficiência na língua espanhola

Emoção e cultura na Mostra Cultural do Infantil e 1º ano 01
Dez

Emoção e cultura na Mostra Cultural do Infantil e 1º ano

Alunos e professoras capricharam nas apresentações que encantaram os visitantes