Notícias

Grupo de Revitalização do Rio Iguaçu dá palestra no colégio

Coordenador Mário Celso Cunha falou sobre a importância da preservação do rio e de seus afluentes

08
Nov
2017

Os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio do Bosque Mananciais receberam na manhã desta quarta-feira (8) o coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu (GGRI), Mário Celso Cunha, e sua equipe para uma palestra sobre Educação Ambiental. O foco foi a revitalização do Rio Iguaçu e de seus afluentes. A escola foi escolhida justamente porque, no seu terreno, passa o Rio Belém, um dos afluentes do Iguaçu. “É muito importante formar os estudantes desde cedo para a preservação da água, porque se faltar água, não há vida”, destaca Mário Celso.

Ele deu uma palestra na Unidade Mananciais e outra na Unidade Bosque e visitou o Rio Belém na parte em que ele passa no terreno do colégio, em frente ao estacionamento. 

Formado há dois anos, o GGRI  é formado por diversas instituições e tem como missão trabalhar pela revitalização, despoluição e preservação do maior rio do Paraná: o Rio Iguaçu. “Levamos essas informações a diversas instituições ao longo do curso do rio, como escolas, clubes de serviço, câmaras municipais”, conta.

Para o diretor da Associação de Educação Personalizada (AEP), mantenedora do colégio, Roberto Abia, a presença do GGRI na escola é fundamental para a conscientização dos estudantes. “A abordagem foi muito importante para que os alunos entendam como é importante a nossa bacia hidrográfica e que ela deve ser preservada”, disse Abia.

 

O GGRI é composto por dois membros (sendo um titular e outro suplente) das seguintes instituições:
- Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA);
- Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB);
- Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL);
- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU);
- Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR);
- Companhia Paranaense de Energia (COPEL);
- Instituto das Águas do Paraná (AGUASPARANA);
- Instituto Ambiental do Paraná (IAP);
- Casa Civil;
- Institutos LACTEC.
O trabalho do GGRI busca a realização e a coordenação de atividades que promovam ações e mobilização social para o cuidado com o Rio Iguaçu, considerando sua Bacia Hidrográfica em toda extensão.
A despoluição, no entanto, só será uma realidade se houver compromisso de toda a sociedade.

 

    Compartilhar no WhatsApp