Notícias

Tea Party abre projeto Reading Academy 2023

Evento contou com alunas do Fundamental e do Médio

03
Mar
2023

 

O projeto Reading Academy 2023, que faz parte das ações do Departamento de Inglês da Unidade Mananciais, foi aberto na quinta-feira, 2 de março, de forma inovadora: com um tradicional chá inglês. Ali, as alunas do 5º ano ao Ensino Médio que já participaram da ação no ano passado puderam conhecer todas as estratégicas para este ano e ainda fazer uma imersão na cultura inglesa! Entenderam a diferença do High Tea (mais formal) e o Afternoon/Morning Tea (mais informal, como o que aconteceu no colégio). A Rainha Elizabeth II, falecida no ano passado, e seu tradicional mascote Paddington Bear também foram lembrados, assim como o acompanhamento mais tradicional do chá inglês - The Marmalade Sandwich - que foi apresentado nas versões com recheio de geléia de morango e de tangerina. 
    “Achei muito interessante essa abertura, no ano passado o projeto já foi muito legal e agora deverá ser melhor ainda”, diz a aluna Cecília Suss, da 2ª série do médio. Para Clara Valente, da 1ª série, o Reading Academy trará neste ano ainda mais desafios. “Estou animada, já li três volumes do Sherlock Holmes em inglês e neste ano vou ler mais”, conta. 
    O Departamento de Inglês é coordenado pela professora Márcia Sebben e o Reading Academy passa neste ano a ser conduzido pela professora Larissa Wistuba, “teacher” da Educação Infantil do Colégio há mais de 10 anos. “É um projeto incrível, que prevê preceptorias em inglês, e atendimento personalizado para cada aluna, de acordo com seus interesses para que possa aprimorar a leitura e a sua fluência na língua”, conta Larissa. É exatamente esse o objetivo da Helena Palhano, que já participou da Reading Academy em 2022 e agora está animada com a possibilidade de ler ainda mais obras em inglês. “Gosto muito de ler e achei o máximo poder ler muitos livros em inglês também”. 
O projeto - A abertura do Reading Academy foi direcionada às 21 alunas que já participaram no ano passado do projeto e que têm interesse em aprimorar seus hábitos de leitura em inglês. As alunas novas que tenham interesse poderão ingressar ao longo do semestre. As participantes melhoram suas habilidades de leitura em língua inglesa e também conhecem as obras clássicas da literatura em língua inglesa. O projeto conta com preceptorias quinzenais, na biblioteca, para conversar sobre suas leituras, suas dificuldades e responder às suas dúvidas além de conversar sobre os temas oferecidos pelas obras.
Obras - As meninas do 4º e 5º anos leem diferentes livros infantis disponíveis na biblioteca, principalmente da coleção Little Golden Books. Durante os quinze dias de intervalo entre as preceptorias, elas leem os livros buscando compreender a história e treinando a leitura em voz alta com seus pais. Nas preceptorias, elas recontam a história e falam sobre suas percepções da narrativa e seu aprendizado, não só em questões linguísticas mas também nos valores apresentados pela história.
As meninas do 6º e do 7º anos estudam livros mais complexos, partindo de adaptações conhecidas como “Readers” (voltadas para estudantes em língua inglesa) até chegarem em obras originais de mais fácil compreensão. As alunas do 8º ano ao Ensino Médio já exploram histórias originais em inglês, escolhidas por sua afinidade temática. A cada preceptoria são discutidos um ou dos capítulos dos livros escolhidos, ou um conto escolhido em unidade com a preceptora. 
“Durante o ano passado, percebemos que as meninas se sentiram muito valorizadas por fazerem parte do projeto e estão gostando muito da experiência de ler em inglês. A maioria delas está desenvolvendo estratégias de leitura para compreender o vocabulário novo a partir do contexto, demonstrando grande interesse para compreender a história até seu fim. Neste ano, será com certeza melhor ainda”, diz a teacher Marcia Sebben. “Partindo do seu gosto, elas estão sendo inseridas nas leituras de clássicos que estão ajudando a construir um bom repertório de formação literária e humana”.

 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Curso Pilares do projeto educativo reúne novas famílias 27
Fev

Curso Pilares do projeto educativo reúne novas famílias

Evento aconteceu no sábado, 25 de fevereiro

Alunas do Terceirão voltam às aulas mais cedo 30
Jan

Alunas do Terceirão voltam às aulas mais cedo

Professoras e turma animadas para os desafios deste ano de preparação para o vestibular

Formação de pais de março traz a psicóloga Lélia Melo 01
Mar

Formação de pais de março traz a psicóloga Lélia Melo

Ela falou sobre a competência da obediência

Muita alegria para receber os alunos da Educação Infantil 01
Fev

Muita alegria para receber os alunos da Educação Infantil

“Antigos” já voltaram ao colégio no dia 1º. Amigos novos serão recebidos com muita alegria dia 6