Notícias

Professores de Curitiba apresentam painéis no Congresso Nacional de Educação Personalizada

Preceptoria, temas contemporâneos e Literatura Clássica serão os temas do profissionais do Colégio

20
Abr
2022

  

O Congresso Brasileiro de Educação Personalizada, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril no Rio de Janeiro, contará com a apresentação de painéis de dois professores de Curitiba, ambos do Colégio do Bosque Mananciais. Katia Queiroz, coordenadora pedagógica da Unidade Mananciais, falará sobre o projeto “Mananciais das Letras”, que envolve o incentivo à literatura clássica no colégio e nas famílias. André Loeser, professor de história e coordenador de formação humana da Unidade Bosque,  estará presente em dois momentos: será o moderador da Mesa Redonda sobre Preceptoria e apresentará o painel 23, sobre a disciplina Temas Contemporâneos - oportunidade para formação humana. 

“A criação dessa disciplina foi fundamental para desenvolver nos nossos alunos, a partir dos anos finais do Fundamental, o pensamento crítico e ampliar as possibilidades de análises nas áreas de ciências humanas e tecnologia”, explica Loeser. Além desse painel, Loeser mediará a mesa redonda sobre preceptoria que acontecerá na tarde da sexta-feira, 22, e contará com a presença da educadora Adrianna Abreu, da coordenadora do Centro de Extensão Universitária Law School, Ana Karam, e de dois representantes internacionais, os educadores Miguel Dionis (Colégio Viaró, Espanha) e Luis Brusa  (diretor do Leader 100, programa de desenvolvimento de competências utilizado em vários colégios do mundo). 

Já a educadora Kátia Queiroz, que está no Colégio do Bosque Mananciais desde os primeiros anos, vai apresentar aos congressistas a importância do incentivo à literatura clássica desde a educação infantil e dos primeiros anos do Fundamental. No seu painel, ela falará sobre a experiência com o projeto Mananciais das Letras, que previu a participação das famílias no estudo das obras clássicas, seguindo roteiros e questionários preparados pelo colégio. “Tudo foi avaliado pelos professores e pelos pais e trazido no questionário. Fundamental a importância do simbólico para a educação moral das alunas, a educação clássica e a educação do imaginário”, conta. “A literatura clássica traz além de vocabulário rico, ensinamentos morais, éticos, formação do caráter”. 

O II Congresso Brasileira de Educação Personalizada é realizado pela Solar Colégios - rede que contempla as instituições do Brasil que, como o Colégio do Bosque Mananciais, utilizam essa metodologia de ensino desenvolvida pelo pedagogo espanhol Victor García Hoz e utilizada há mais de 60 anos em colégios e universidades de referência na Europa e na América do Norte. No Brasil, existe desde a década de 2000, está presente em oito estados, sendo que o Bosque Mananciais, que completou 12 anos, foi o primeiro a oferecer desde a educação infantil até o Ensino Fundamental e Médio. O primeiro Congresso aconteceu em Curitiba, em 2015. O evento deste ano é direcionado a profissionais da educação e a pais e a participação pode ser presencial ou on line. Mais informações no link: https://educacaopersonalizada.com.br/educacao-personalizada/

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Feira Mãe e Filha Empreendedora mantém tradições de amor 07
Abr

Feira Mãe e Filha Empreendedora mantém tradições de amor

Projeto da Unidade Mananciais incentiva o empreendedorismo e constrói bonitas histórias

Alunos se destacam na Olimpíada de Biologia 07
Abr

Alunos se destacam na Olimpíada de Biologia

Todo o Ensino Médio do Bosque estará representado na 2ª fase

Infantil e Fundamental 1 com muita criatividade nas aulas de inglês 21
Mar

Infantil e Fundamental 1 com muita criatividade nas aulas de inglês

Uso da plataforma, brincadeiras e estratégias para fixar a segunda língua

Obras do novo refeitório entram na fase final 29
Mar

Obras do novo refeitório entram na fase final

Estrutura atenderá alunos do Infantil ao Ensino Médio