Notícias

De volta aos tempos da Belle Époque de Paris

Ação conjunta de história e literatura traz aprendizado na prática para o 9º ano

15
Mar
2022

 

"Foi legal estudar pois gosto de arquitetura, café e do clima europeu.", assim a aluna Letícia Becker Ramos, do 9º ano da Unidade Mananciais, definiu a manhã cheia de cultura que a turma teve ao aprender, na prática, como foi a Belle Époque de Paris. Essa foi uma atividade interdisciplinar nas matérias de literatura e história, proporcionando uma experiência completa de viver e andar pelas ruas parisienses, com seu charme, sua cultura e seus cafés. 

Durante as aulas, elas conheceram mais profundamente o livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott e falaram sobre a moda, arquitetura, cultura e arte parisiense. 


 Além da apresentação da obra, as alunas apresentaram e descreveram toda a cultura parisiense: personagens importantes da época, como George-Eugène Haussmann, que realizou um programa de obras públicas para a modernização de Paris; construções e arquitetura, como o Grand Palais, o Petit Palais, o metrô de Paris; monumentos, como a Torre Eiffel; tendências artísticas, como o impressionismo e a Art Nouveau e muitos outros elementos que caracterizaram, naquele período histórico, a cultura francesa.A professora de História, Stéfani Onesko, organizou uma proposta avaliativa a respeito da Belle Époque, tema desenvolvido em sala e aprofundado nas apresentações das alunas. Foi um período de euforia e expansão do progresso tecnológico, intelectual e artístico, que envolveu a Europa entre os anos de 1871 a 1914. Período em que se passa o contexto da obra "Mulherzinhas", proposta como leitura de férias e de início de trimestre pela professora Merielen. Logo, um dos desafios das alunas foi a caracterização: trajes e acessórios do século XIX tomaram conta de Mananciais e as meninas deram um show no quesito criatividade e inspiração. Foi um verdadeiro desfile de moda da época. “Trouxemos um pedaço do século XIX para nosso cotidiano”, conta a aluna Alice Spengler. 

Um dos locais que marcaram -e ainda marcam- Paris foram os famosos cafés parisienses, existentes desde o século XVII. E um foi montado dentro de Mananciais! No contexto da Belle Époque, à medida em que a sociedade francesa ia se transformando, os cafés ganhavam novos frequentadores, cavalheiros de ascendência menos nobre e, de forma inédita, as mulheres.

Na passagem do século XIX para o século XX, a cidade de Paris já possuía charmosos e famosos cafés, como o Le Dôme, inaugurado em 1898. E foi exatamente o Le Dôme que inspirou as meninas como cenário para a apresentação dos trabalhos. “Foi tudo muito diferente, pois aumentamos o convívio com as amigas através do trabalho em grupo e exercitamos nossa criatividade.", contou a aluna Helena. 

 

Toda a cultura parisiense, assim como o contexto da Belle Époque, suscitou reflexões e discussões importantes entre as alunas, além das apresentações que contribuíram para uma visão mais ampla da cultura mundial, uma cultura que deixou suas marcas e implicações na história. 

 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Infantil e Fundamental 1 com muita criatividade nas aulas de inglês 21
Mar

Infantil e Fundamental 1 com muita criatividade nas aulas de inglês

Uso da plataforma, brincadeiras e estratégias para fixar a segunda língua

Aluna fica entre os finalistas de Feira Nacional de Ciências 29
Mar

Aluna fica entre os finalistas de Feira Nacional de Ciências

Projeto trata sobre o reuso responsável das esponjas utilizadas na cozinha

Evento “A beleza importa” com Géssica Valentini  movimentou a Unidade 21
Mar

Evento “A beleza importa” com Géssica Valentini movimentou a Unidade

Ação contou com a presença de alunas e mães

Novo capelão visita salas de aula 03
Mar

Novo capelão visita salas de aula

Padre Luiz Fernando conheceu as alunas de Mananciais